terça-feira, 19 de maio de 2009

Um Bombeiro Voluntário....

1) Nome: Norberto Luís Abreu Rego

2) Idade: 50 anos

3) Há quanto tempo é bombeiro voluntário?
Quase à 33 anos.

4) Gosta de ser bombeiro voluntário?
Claro!!!

5) Como começou este interesse para se tornar num bombeiro voluntário?
Eu quando era miúdo ouvia tocar a sirene, que não era neste quartel, era num que nós tínhamos lá em baixo; e então eu entusiasmava-me e ia lá para a beira do quartel e sonhava sempre em um dia ser bombeiro, em ajudar a população e essas coisas todas….

6) Para si quais são as vantagens de se ser um bombeiro voluntário?
As vantagens são: ajudar a população, ser solidários com as pessoas e fazermos o melhor possível.

7) E as desvantagens?
A desvantagem é que estamos sujeitos, às vezes, a ficar no meio de um incêndio ou de um acidente, mas graças a Deus nesta cooperação até agora tem corrido tudo bem, não tem havido problemas nenhuns.

8) O número de bombeiros voluntários em Ponte de Lima está a diminuir ou a aumentar?
Eu acho que nem a aumentar nem a diminuir. Aqui na vila acho que está a diminuir, mas a nível de freguesias penso que está a aumentar.
Agora estão a ir mais pessoas para as freguesias do que para a vila, e antigamente era ao contrário.

9) Houve mais incêndios em 2008 ou em 2007?
A coisa mais ou menos foi igual, mas em 2008 penso que diminuiu um bocadinho.

10) Quais são as suas estimativas para o verão de 2009?
São boas, agora com estes carros amarelos florestais, acho que se têm tomado mais precauções, que tem havido mais responsabilidade e as pessoas estão muito mais atentas aos incêndios.

11) Considera que o concelho de Ponte de Lima tomou as medidas necessárias para combater os incêndios florestais?
De uma maneira geral, penso que sim. E então com estes novos carros florestais, acho que está melhor preparado.

12) O que pensa que poderia ser feito para garantir mais segurança à população?
Penso que devia haver mais brigadas florestais e acho que a câmara ou o serviço nacional de ambuleira devia ter mais vigilância nas florestas.

13) Qual é a mensagem que quer deixar aos nossos cibernautas?
Quero pedir que as pessoas sejam mais cuidadosas.
Quando forem fazer piqueniques devem fazer as fogueiras em zonas abertas e não em zonas de floresta, devem meter umas pedrinhas à volta da fogueira, ter ali um bocadito de água e, claro ir controlando a fogueira. Peço também às pessoas que fumam que não deitem os cigarros para o chão e, de uma forma geral, que as pessoas tenham mais responsabilidade naquilo que estão a fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário