sábado, 21 de fevereiro de 2009

O que anda na boca do povo. . .

Faz bem sem olhares a quem.

Olhares


Cleópatra: rainha do Egipto, Colin Falconer


Em Cleópatra, rainha do Egipto, e na sua prosa arrojada e sensual, Colin Falconer conta-nos a história de uma mulher que, com uma beleza cativante e uma inteligência penetrante, prosperou e triunfou num mundo governado por homens.
Ainda sendo uma adolescente quando herdou o império mais rico do mundo, Cleópatra VII, constantemente em perigo devido a conspirações da corte e traições romanas, viu-se obrigada a fugir de Alexandria e viver no exílio.

No entanto, determinada a recuperar o seu país, a Rainha das Rainhas, num golpe de astúcia, propõe uma aliança com o único homem capaz de assegurar a segurança do Egipto: Júlio César.
A consequência foi um caso amoroso apaixonante que escandalizou Roma e lançou a mais feminina das mulheres no mundo deslumbrante, mas mortal, da intriga imperial e da guerra – um mundo que acabaria por hipnotizar e manipular mesmo depois da morte de César…

  • Em 1845, Théophille Gautier, definiu Cléopatra como: "a mulher mais completa que jamais existiu, a mulher mais feminina e a Rainha mais soberana, uma pessoa a admirar; a quem os poetas não conseguiram acrescentar nada e que os sonhadores encontram sempre no fim dos seus sonhos”.

[Sinopse baseada na contracapa]

[Citação retirada do livro]

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O que anda na boca do povo. . .

Depois da casa roubada, trancas à porta.

Olhares


Para esta semana. . .

Dias 21, 22 e 23:
  • Baile de Carnaval, Teatro Diogo Bernardes

Dia 21:
  • "Auto do Curandeiro" e "Modernices", Grupo de Tatro de Freixo, Sede da junta de Freguesia de Fontão

Dia 22:
  • Folclore das Feiras Novas, Teatro Diogo Bernardes, 15h00
  • "Auto do Curandeiro" e "Modernices", Grupo de Tatro de Freixo, Sede da junta de Freguesia de Estorãos
  • Artesalima, Feira de Artesanato, Avenida dos Plátanos

Dia 23:
  • Feira Quinzenal de S. Julião de Freixo
  • Concurso e Desfile de máscaras, Biblioteca Municipal

Dia 24:
  • Feira Quinzenal de S. Martinho da Gandra

Dia 27:
  • Cinema: "Flinstones", Biblioteca Municipal, 15h00

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O que anda na boca do povo. . .

Quem boa ou má cama fizer, nela se deitará.

Olhares


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

EDL – Escola Desportiva Limiana

Primariamente pretendo desenvolver um pouco da história da EDL e de seguida explorarei um pouco o desporto natação.
Falando então da EDL, cito que esta escola desportiva foi fundada no dia 2 de Janeiro de 1987, por um grupo de cidadãos do concelho, com o objectivo de responder às solicitações da juventude e evitar comportamentos desviantes desta mesma. A principal ambição da escola é promover o desenvolvimento cultural, desportivo e recreativo da comunidade limiana.
Inicialmente, a EDL começou com desportos de basquetebol, ginástica, natação, ténis, voleibol e xadrez, passando mais tarde a ser incluída no grupo a canoagem. Após algum tempo e diversas modificações com tendência a melhorar, a EDL foi perdendo algumas secções desportivas. Neste momento, a escola desportiva limiana funciona com apenas três modalidades: andebol, basquetebol e natação.

No âmbito de natação, pretendo publicar as provas decorridas nos finais de 2008, e já durante este ano 2009.
Em finais do ano passado, durante os dias 21, 22 e 23 de Novembro, decorreu o Campeonato de Natação do Minho, no qual Duarte Pires foi nomeado campeão regional a 100 bruços. Explorando um pouco o assunto, saliento que nesta prova estiveram presentes 9 clubes, sendo um total de 169 atletas. A escola limiana, porém, esteve representada por 21 atletas do escalão Absolutos e Infantis. Para além de Duarte Pires, a Joana Mendes, Bruno Alves, a estafeta masculina de absolutos e a estafeta feminina de absolutos, também subiram ao pódio. Ficando, por fim, garantida a presença de Duarte Pires e Joana Mendes, na elite de natação nacional.
Mais tarde, ainda em 2008, nos dias 13 e 14 de Dezembro, realizaram-se, em Tomar, os Campeonatos nacionais de 3ª e 4ª divisão de natação. Por parte da EDL, competirem na 3ª divisão a equipa masculina, e na 4ª a equipa feminina. É importante salientar que em cada uma dessas divisões competiram 24 equipais nacionais. Todos os nadadores lá presentes tiveram um elevado desempenho e esforçaram-se para o melhor resultado da equipa. A equipa feminina conquistou a passagem para a 3ª divisão (pela primeira vez na história da natação limiana) ao classificar-se em 4º lugar, com 215 pontos, enquanto que a equipa masculina que competia pela primeira vez na 3ª Divisão, ficou classificada na 24ª posição, indo para a próxima época competir na 4ª Divisão Nacional.
Com esta prova fica encerrado o calendário competitivo da EDL no presente ano de 2008. No entanto os treinos continuam a decorrer de igual forma, nas piscinas municipais de Ponte de Lima.
No entanto, este ano, a EDL começou com o Torneio de Inverno de Infantis e com o Torneio de 4 estilos.
O Torneio de Inverno de Infantis da Associação de Natação do Minho realizou-se nos dias 17 e 18 de Janeiro, onde estiveram presentes 8 clubes, sendo um total de 100 atletas. A equipa da EDL esteve representada com 10 atletas do escalão infantil. Este torneio tinha características muito próprias, em que os nadadores deveriam nadar quatro provas das cinco que faziam parte do programa e todas na distância de 200 metros.

No final a classificação do Torneio foi realizada somando os pontos obtidos pelos atletas no total das provas nadadas. Os atletas limianos demarcaram-se com grande desempenho e com melhoria significativa relativamente a provas anteriores. Destaco, ainda, os atletas Margarida Monteiro e João Pereira cujas pontuações permitiram que estes subissem ao pódio, sendo 3º e 2º lugares respectivamente.
E com estas pequenas informações acerca dos torneios decorridos nos últimos tempos, termino o meu artigo acerca da EDL e do desporto natação.

Olhares


O que anda na boca do povo. . .

Neve em Fevereiro, é mau para o celeiro.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A duas nadadoras...

Duas alunas da Escola Secundária de Ponte de Lima, Joana Mendes de 18 anos e Inês Sousa de 15 anos fazem parte da Escola Desportiva Limiana (EDL) e disponibilizaram-se a nos dar a seguinte entrevista:

1) Qual é a modalidade de desporto federado que pratica?
Joana Mendes: Natação.

Inês Sousa: Natação.

2) Gosta de praticar natação? É uma vertente importante na sua vida?
Joana Mendes: É claro, importante na medida em que preenche uma parte fundamental do meu equilíbrio pessoal.

Inês Sousa: Sim. Muito!

3) Há quanto tempo é federada?
Joana Mendes: Cerca de 8/9 anos.

Inês Sousa: Cerca de 8 a 9 anos.

4) Como foi que começou este interesse pela natação?
Joana Mendes: O interesse pela natação só surgiu quando ao gosto pela modalidade se juntou a camaradagem e a competição. No inicio, ia apenas pelo desporto.

Inês Sousa: O interesse pela natação não começou pela minha parte, simplesmente entrei para a natação porque tinha problemas de coluna. Depois o gosto foi surgindo… Gostei, as pessoas acolheram-me bem e depois nasceu mesmo um gosto pela natação.

5) Quais são os seus títulos?
Joana Mendes: Um título regional, pódios no regional. Participação em Campeonatos Nacionais e Meetings Internacionais e no campeonato Nacional de clubes.

Inês Sousa: Tenho títulos regionais. E tenho também os títulos da quarta divisão, mas esses já são como equipa. Como equipa tempos conseguindo atingir os objectivos propostos, tem corrido bem.

6) E as suas ambições?
Joana Mendes: As ambições são relativas. Dependem do momento da época e como nos encontramos fisicamente, mas a ambição imediata é a participação nos campeonatos Nacionais.

Inês Sousa: As ambições são muitas, acho que qualquer nadador federado tem o sonho de poder ir sempre mais longe. Passar dos regionais, dos nacionais, quem sabe os campeonatos do mundo e claro que o maior sonho de todos é ir aos jogos olímpicos.

7) Para si quais são as vantagens de praticar natação como federada?
Joana Mendes: As principais vantagens: a organização do tempo, a prática desportiva, claro. E o convívio, o espírito competitivo e a oportunidade de se conhecerem novos locais e novas pessoas.

Inês Sousa: Podemos obter o estatuto de atleta, o que é muito bom para nós, porque devido à escola ajuda-nos muito e é muito bom para podermos entrar nas universidades, acho que essa é uma das principais vantagens. O problema mesmo é conseguir obter o estatuto.

8) E as desvantagens?
Joana Mendes: Apenas o tempo dispendido nos treinos. Se virmos isso como uma vantagem, não ficamos com pena do tempo perdido.
As prioridades são sempre um problema: entre a escola, a natação e os amigos tem de haver sempre prioridades.

Inês Sousa: A desvantagem é que temos que treinar muito e abdicamos de muito tempo de estudo e de tempo com a família e com os amigos por causa disso. Mesmo muito tempo e depois é sempre muito mais complicado.

9) Na sua opinião, quais é que são os benefícios, para Ponte de Lima, da existência desta escola
desportiva (EDL)?
Joana Mendes: A EDL é uma instituição pública que engloba natação, andebol, basquetebol e futebol. Tem ainda professores colocados nas Escolas Primárias do concelho que permitem alargar a prática desportiva e fomentar o exercício físico.

Inês Sousa: Bem, a escola desportiva engloba vários desportos, não só a natação, mas acho que é muito bom, porque divulgamos o nome da vila noutros sítios onde vamos competir, e acho que isso é muito produtivo para a vila.

10) Qual é a mensagem que quer deixar aos nossos cibernautas?
Joana Mendes: Que conheçam a modalidade, não só pelas aulas de Educação Física, mas pelos atletas do concelho e/ou nacional ou internacional. Para isso contribui a mediatização de nadadores como o Michael Phelps, claro. Sobretudo que conheçam a modalidade e, claro inscrevam-se num desporto, pelo corpo e pela mente :).

Inês Sousa: Que devem praticar desporto, pois é bom para a saúde, faz-nos conhecer pessoas novas e faz-nos felizes. E é bom.

Se gostas-te da nossa entrevista, amanhã não podes deixar de passar pelo nosso blogue, pois vamos ter um artigo totalmente dedicado à natação.

O que anda na boca do povo. . .

Mais vale tarde do que nunca.

Olhares


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Paço do Marquês

O Paço do Marquês é um dos símbolos do vasto património arquitectónico de Ponte de Lima. Inicialmente era utilizado como residencial.
Em 1464, D. Afonso V escreveu uma carta onde ordenava que se deixasse edificar o castelo a Leonel de Lima nas casas.
Em 1495, no testamento do primeiro visconde de Vila Nova de Cerveira estava incluído o paço.
No século XVI foi melhorado pelo neto de D. João de Lima, que mandou abrir as janelas manuelinas.
Em 1779 foi fundada nos seus salões a primeira academia rural do país, a Sociedade Económica dos Amigos e Compatriotas do Bem Público de Ponte de Lima.
Em 1876, para pagar a conta do alfaiate, o último Marquês vendeu o palácio a Augusto de Morais, residente no Porto.
Posteriormente, pertenceu a António da Cunha Magalhães, um limiano rico que regressara do Brasil, que melhorou o palácio, dotando-o de alguns confortos modernos.
Em 1906 o edifício foi doado à Misericórdia de Ponte de Lima, para ali se instalar um novo hospital, sendo este efectivamente instalado em 1927.
Entre 1970 e 1980 foi comprado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima para instalação da Escola Técnica de Ponte de Lima.
Foi adaptado a Paços de Concelho em 1981.
Actualmente, alberga o Posto de Turismo de Ponte de Lima, possuindo ainda um núcleo arqueológico e um espaço de exposição sobre história local.



Olhares



O que anda na boca do povo...

Fevereiro quente, traz o diabo no ventre.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Olhares


O que anda na boca do povo...

"Filho és, pai serás; assim como fizeres, assim acharás."

Sabores. . .

Cozido à Portuguesa:

1. ARROZ NO FORNO

INGREDIENTES:
Arroz
Cebola
Cenoura
Água de cozer a galinha
Sal q.b.

COMO PREPARAR:
1.º Faz-se um refogado e põe-se na panela a água gorda, a chouriça, a cenoura cortada pequena.
2.º Deixa-se cozer o arroz.
3.º O arroz vai ao forno de lenha e deixa-se cozer até ficar seco.


2. COZIDO

INGREDIENTES:
Carne de vaca (capa da costela ou picadouro)
Orelheira salgada
Galinha
Chouriço
Cenoura
Batata e hortaliça (tronchuda ou coração)

COM PREPARAR:
1.º Cozem-se as carnes, separadamente, da galinha e do chouriço.
2.º Só a cenoura é que coze com a batata.
Disfrutem dos melhores sabores que Ponte de Lima nos traz. Bom fim-de-semana.