terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A duas nadadoras...

Duas alunas da Escola Secundária de Ponte de Lima, Joana Mendes de 18 anos e Inês Sousa de 15 anos fazem parte da Escola Desportiva Limiana (EDL) e disponibilizaram-se a nos dar a seguinte entrevista:

1) Qual é a modalidade de desporto federado que pratica?
Joana Mendes: Natação.

Inês Sousa: Natação.

2) Gosta de praticar natação? É uma vertente importante na sua vida?
Joana Mendes: É claro, importante na medida em que preenche uma parte fundamental do meu equilíbrio pessoal.

Inês Sousa: Sim. Muito!

3) Há quanto tempo é federada?
Joana Mendes: Cerca de 8/9 anos.

Inês Sousa: Cerca de 8 a 9 anos.

4) Como foi que começou este interesse pela natação?
Joana Mendes: O interesse pela natação só surgiu quando ao gosto pela modalidade se juntou a camaradagem e a competição. No inicio, ia apenas pelo desporto.

Inês Sousa: O interesse pela natação não começou pela minha parte, simplesmente entrei para a natação porque tinha problemas de coluna. Depois o gosto foi surgindo… Gostei, as pessoas acolheram-me bem e depois nasceu mesmo um gosto pela natação.

5) Quais são os seus títulos?
Joana Mendes: Um título regional, pódios no regional. Participação em Campeonatos Nacionais e Meetings Internacionais e no campeonato Nacional de clubes.

Inês Sousa: Tenho títulos regionais. E tenho também os títulos da quarta divisão, mas esses já são como equipa. Como equipa tempos conseguindo atingir os objectivos propostos, tem corrido bem.

6) E as suas ambições?
Joana Mendes: As ambições são relativas. Dependem do momento da época e como nos encontramos fisicamente, mas a ambição imediata é a participação nos campeonatos Nacionais.

Inês Sousa: As ambições são muitas, acho que qualquer nadador federado tem o sonho de poder ir sempre mais longe. Passar dos regionais, dos nacionais, quem sabe os campeonatos do mundo e claro que o maior sonho de todos é ir aos jogos olímpicos.

7) Para si quais são as vantagens de praticar natação como federada?
Joana Mendes: As principais vantagens: a organização do tempo, a prática desportiva, claro. E o convívio, o espírito competitivo e a oportunidade de se conhecerem novos locais e novas pessoas.

Inês Sousa: Podemos obter o estatuto de atleta, o que é muito bom para nós, porque devido à escola ajuda-nos muito e é muito bom para podermos entrar nas universidades, acho que essa é uma das principais vantagens. O problema mesmo é conseguir obter o estatuto.

8) E as desvantagens?
Joana Mendes: Apenas o tempo dispendido nos treinos. Se virmos isso como uma vantagem, não ficamos com pena do tempo perdido.
As prioridades são sempre um problema: entre a escola, a natação e os amigos tem de haver sempre prioridades.

Inês Sousa: A desvantagem é que temos que treinar muito e abdicamos de muito tempo de estudo e de tempo com a família e com os amigos por causa disso. Mesmo muito tempo e depois é sempre muito mais complicado.

9) Na sua opinião, quais é que são os benefícios, para Ponte de Lima, da existência desta escola
desportiva (EDL)?
Joana Mendes: A EDL é uma instituição pública que engloba natação, andebol, basquetebol e futebol. Tem ainda professores colocados nas Escolas Primárias do concelho que permitem alargar a prática desportiva e fomentar o exercício físico.

Inês Sousa: Bem, a escola desportiva engloba vários desportos, não só a natação, mas acho que é muito bom, porque divulgamos o nome da vila noutros sítios onde vamos competir, e acho que isso é muito produtivo para a vila.

10) Qual é a mensagem que quer deixar aos nossos cibernautas?
Joana Mendes: Que conheçam a modalidade, não só pelas aulas de Educação Física, mas pelos atletas do concelho e/ou nacional ou internacional. Para isso contribui a mediatização de nadadores como o Michael Phelps, claro. Sobretudo que conheçam a modalidade e, claro inscrevam-se num desporto, pelo corpo e pela mente :).

Inês Sousa: Que devem praticar desporto, pois é bom para a saúde, faz-nos conhecer pessoas novas e faz-nos felizes. E é bom.

Se gostas-te da nossa entrevista, amanhã não podes deixar de passar pelo nosso blogue, pois vamos ter um artigo totalmente dedicado à natação.

Sem comentários:

Enviar um comentário