sábado, 7 de fevereiro de 2009

Crepúsculo, Stephenie Meyer


Quando Isabella Swan se muda para Forks e conhece o misterioso e cativante Edward Cullen, a sua vida sofre uma mudança emocionante e assustadora. Com a sua pele de porcelana, olhos dourados, voz hipnotizante e dons sobrenaturais, Edward mostra-se tão irresistível como misterioso.
Até ao momento Edward conseguira resguardar a sua identidade vampírica, mas Bella está determinada em desvendar o seu segredo obscuro… Até onde irá Bella? Para onde a levará o seu amor por Edward?

“Em três pontos, eu estava absolutamente segura. Em primeiro lugar, Edward era um vampiro. Em segundo lugar, uma parte dele – e eu não sabia qual era o poder dessa parte – ansiava pelo meu sangue. Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.”

(Bella)


O sucesso de Crepúsculo, tornou Stephenie Meyer numa das mais promissoras autoras e a adaptação deste romance é já um enorme êxito cinematográfico.


Profundamente sedutor e extraordinariamente carregado de suspense, criaturas demoníacas, vampiros e lobisomens, Crepúsculo (e os três restantes livros da saga) prenderá os seus leitores até ao virar da última página!



Mais informações:
  • Para os verdadeiros amantes desta história, aconselho a ler também Midnight Sun (versão de Edward dos acontecimentos de Crepúsculo) que se pode descarregar no site da autora (em inglês) os 12 primeiros capítulos (a autora ainda não escreveu mais).
  • Saga Crepúsculo na internet: crepusculo.blogs.sapo.pt e thetwilightsaga.com

Olhares

O que anda na boca do povo...

Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Para esta semana. . .

Dias 6, 7 e 8:

  • Feira do Porco e Delícias do Sarrabulho – Expolima – Org. Âncora Eventos

Dia 8:

  • Teatro “Auto do Curandeiro” e “Modernices” pelo grupo de Teatro de Freixo – Sede da Junta de Freguesia de S. Martinho da Gandra, às 15h00
  • Folclore das Feiras Novas – Teatro Diogo Bernardes, às 15h00
  • Feira de Antiguidades e Velharias - Avenida dos Plátanos

Dia 9:

  • A Fuga das Galinhas – Biblioteca Municipal, às 15h
  • Feira Quinzenal de S. Julião de Freixo

Dia 10:

  • Feira Quinzenal de S. Martinho da Gandra

Dia 12:

  • Alvim e os Esquilos – Biblioteca Municipal, às 15h

Dia 13:

  • Sarau de Historial Local: Tema – Honra, Pobreza e Caridade: Os dotes de Casamento em Ponte de Lima (Sec. XVII A XX) pela Professora Doutora Maria Marta Lobo de Araújo.
    Entrada Livre – Auditório da Biblioteca, às 21H

Olhares


Relembre os contos de fadas...

O que anda na boca do povo...

Grão a grão enche a galinha o papo.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pela margem esquerda do rio Lima

Na margem esquerda do rio Lima, aprecie a beleza da Avenida dos Plátanos, onde não pode deixar-se de visitar a Capela da Nossa Senhora da Guia, do século XVII.
Logo ali ao lado encontra-se, o Museu dos Terceiros onde podemos encontrar uma exposição de arte Sacra. Poderá visitar de terça-feira a domingo das 10h00m às 12h30m e das 14h00m às 18h00m.
Dirija-se agora ao Palacete Villa Morais, onde lhe espera um magnífico parque romântico.
De seguida, não pode deixar de admirar a Casa Norton de Matos, onde viveu o General Norton de Matos, assim como o nome indica.
Por fim, passe pela Casa dos Calistos, do século XVIII, ao estilo barroco.

Olhares


Siga a rota... (re) descubra Ponte de Lima!

O que anda na boca do povo...

Chuva de Fevereiro, vale por estrume.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Para esta semana. . .

Dia 1:
  • Verde Noivos - Expolima
  • Folclore das Feiras Novas - Teatro Diogo Bernardes, 15h00
  • Romaria de S. Brás - Calheiros e Rebordões Sta. Maria
  • Artesalima, Feira de Artesanato - Avenida dos Plátanos

Dia 2:

  • Feira quinzenal - Ponte de Lima
  • Cinema: "Flintstones" - Biblioteca Municipal, 15hoo

Dia 8:

  • Feira de Antiguidades e Velharias - Avenida dos Plátanos
  • Folclore das Feiras Novas - Teatro Diogo Bernardes, 15h00
  • Teatro: "Auto do Curandeiro" e "Modernices", pelo grupo de teatro de Freixo - Sede da Junta da Freguesia de S. Martinho da Grandra, 15h00

Dias 6, 7 e 8:

  • Feira do Porco e Delícias de Sarrabulho - Expolima

A Fauna em Ponte de Lima

A terra
A diversidade de espécies vegetais e a complexidade dos diferentes habitats potenciam a ocorrência de comunidades faunísticas bastante ricas. Em especial, nos carvalhais. No entanto, apesar do carácter mono específico dos povoamentos de pinho destinados à produção florestal, a fauna que neles existe pode ser surpreendentemente diversificada.
Os mosaicos agro-florestais constituem agro ecossistemas de elevado valor ecológico e paisagístico, em que a fauna engloba espécies com requisitos ecológicos bastante diversificados.
Por outro lado, em comparação com os povoamentos de pinhal, os eucaliptais apresentam uma fauna muito mais pobre.

A seguir referirei algumas das espécies mais características do concelho, relativas aos habitats acima indicados.
  • Aves: gralha-preta, pica-pau-malhado-grande, papa-figos, gaio, poupa, rouxinol, tentilhão, rola-comum, cotovia-de-pupa, perdiz, melro, pintassilgo, tordo-ruivo, gaivão, coruja-do-mato, águia-cobreira e diversos chapins.
  • Mamíferos: lobo (que representa o maior carnívoro de Portugal e que se encontra em perigo de extinção), corço, javali, esquilo (que por muitos anos esteve extinto de Portugal), fuinha, texugo, rato-do-campo, coelho-bravo, ouriço-cacheiro, toupeira e a doninha.
  • Répteis: sardão, lagartixas, cobras e tritões.
  • Anfíbios: rã-ibérica, rã-verde, salamandra-lusitânica, sapo-corredor e o sapo-comum.
  • Invertebrados: grilo, escaravelho (predador de caracóis e lesmas), borboletas, percevejos, louva-a-Deus, gafanhotos, moscas, aranhas, abelhas, o vespão e a cabra-loura (que se encontra protegida por lei).


A água
A presença de água é um factor potenciador da ocorrência de uma fauna diversificada, independentemente da altitude ou do tipo de coberto vegetal das margens.

Nos meios aquáticos, a fauna “oculta” consiste em invertebrados aquáticos de muitos tipos que desempenham funções fundamentais do ponto de vista ecológico. Ocorre uma miríade de anelídeos, crustáceos, larvas de insectos e protozoários. O contributo dos “macro invertebrados” é essencial para garantir o bom funcionamento do ecossistema aquático, uma vez que actuam na decomposição da matéria orgânica, limpam a água de matérias em suspensão e são alimento para muitas outras espécies de animais aquáticos.

A distribuição natural das espécies piscícolas no rio Lima está alterada em resultado das modificações a que o rio foi sujeito. Uma das modificações é, por exemplo, os açudes. Estes obstáculos interferem com as deslocações das espécies migradoras que procuram a bacia do rio Lima para se reproduzirem, como a lampreia-marinha, o sável, a savelha, o salmão-do-Atlântico, a truta e a enguia-europeia.

A seguir referirei algumas das espécies mais características do concelho que habitam as margens e cursos de água.
  • Outros peixes: truta-de-rio, escalo e o ruivaco.
  • Aves: melro-d’água, rouxinol, chapins, guarda-rios, gaivota-prateada e a garça-cinzenta.
  • Mamíferos: toupeira-de-água (bioindicador da qualidade do habitat), lontra e o rato-de-água.
  • Répteis: cobras-de-água e o lagarto-de-água.
  • Anfíbios: salamandra-lusitânica, rã-verde e a rã-ibérica.
  • Invertebrados presentes à superfície: alfaiate e os escaravelhos aquáticos.



A terra e a água
Os ecossistemas palustres, pela sua riqueza de transição entre a terra e a água, apresentam uma fauna bastante diversificada.

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, entre os ecossistemas palustres do concelho, constituem um habitat raro que proporciona a ocorrência de uma elevada diversidade de espécies, em especial, de répteis e anfíbios. Assim, estão presentes o cágado-de-carapaça-estriada, o tritão-palmeado, a rela-comum, o sapo-de-unha-negra, lagartixa-ibérica entre outras espécies. Os raros peixes que se encontram nas Lagoas resultam da colonização feita a partir do rio de Estorãos nos períodos de grandes cheias em que o rio transborda do seu leito.

A seguir, referirei algumas das espécies mais características do concelho, relativas aos ecossistemas palustres.
  • Aves: galinha-de-água, mergulhão-pequeno, garça-vermelha e o pato-real.
  • Mamíferos: raposa
  • Invertebrados: bicha-cadela, escaravelhos, borboletas e as libélulas.
  • Entre os crustáceos destaca-se Lepidurus apus, que ocorre em charcos temporários e, em Portugal, é unicamente conhecido no concelho de Ponte de Lima.


O Homem
A relação entre o homem e certos animais – os animais domésticos, no concelho de Ponte de Lima, é muito próxima, sendo que estes, por estarem ligados à vida dos povos, fazem parte da sua cultura. Desempenham um papel de relevo, possibilitando o trabalho em pequenas leiras, a obtenção de estrume para a fertilização orgânica de terras, para além de contribuir para os rendimentos e serem fonte de companhia (e nalguns casos, protecção) dos criadores.
Entre os animais domésticos mais comuns temos: o cão, o gato, galinhas, perus, patos, coelhos, bovinos, suínos e caprinos.

Como observação final é de referir que Ponte de Lima é considerado ‘’O Solar da Raça Minhota”, encontrando-se aqui sedeada a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Minhota (APACRA).

Olhares


O que anda na boca do povo...

Os dias bons de Janeiro enganam o homem em Fevereiro.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Olhares


Uma descoberta entre as folhas…

Uma pessoa limiana. . .

Nome: Pedro Baptista
Sexo: M
Idade: 17

1. Vive em Ponte de Lima?
Não. Resido em Cascais, mas passo algum tempo, alguns fins-de-semana e férias, aqui no Minho.


2. O que mais gosta em Ponte de Lima?
Sou atraído principalmente pela calma e pela beleza da vila.


3. O que menos gosta em Ponte de Lima?
Nada em concreto, apenas penso que devia haver um maior serviço a nível de transportes públicos.


4. O que faria para melhorar Ponte de Lima?
Em primeiro lugar acho que deveria haver um aumento na circulação de autocarros. Em segundo lugar, penso que seria útil uma linha ferroviária, é sempre bom para dinamizar uma localidade.

O que anda na boca do povo...

O Sol quando nasce é para todos.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Igreja de Santo António da Torre Velha


Santo António nasceu em 1195 em Lisboa e morreu no dia 13 de Junho de 1231 em Padua. Foi santificado no dia 13 de Maio de 1232. E no ano de 1931 comemorou-se o VII centenário da morte do Santo.
A construção da igreja ocorreu entre os séculos 18 e20.
Possui uma arquitectura religiosa, barroca. Igreja de planta longitudinal constituída por nave, capela-mor, sacristia rectangular e torre sineira.
Embora possua uma escala reduzida apresenta o mesmo princípio de articulação dos espaços que a Igreja e Torre dos Clérigos no Porto, bem como a de Nevogilde no mesmo concelho.
Destaca-se a torre que possui uma grande altura e enormes gárgulas de cada ângulo, sobressaindo das massas horizontais da Igreja.
Ao longo da parede da nave encosta-se uma varanda engradada.
Por ser muito ligada à protecção dos animais, antigamente era costume o seu sino tocar, por promessa, acompanhada de esmola, quando se fazia uma venda ou um bom negócio de gado na feira.





Olhares


Perspectivas de uma câmara

O que anda na boca do povo...

Se o Inverno não faz o seu dever em Janeiro, faz em Fevereiro.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sabores. . .

Sopa garota (doce)

INGREDIENTES:

10 fatias de pão de trigo
Manteiga para barrar
Canela em pau
Sumo de 1 laranja
12 gemas
Açúcar q.b.


COMO PREPARAR:

1.º Leva-se o açúcar ao lume com o pau de canela e o sumo de 1 laranja até ficar em ponto de pérola. À parte batem-se as gemas.
2.º Passam-se as fatias de pão, previamente barradas com a manteiga, nas gemas.
3.º No tacho onde está o açúcar lançam-se as fatias e regam-se com as gemas que sobrarem.
4.º Levar tudo ao lume brando, sem mexer, mas agitando para não queimar.
5.º Logo que chegue a ponto de espadana alto, virar numa travessa e polvilhar com canela.

Olhares

Ao fim da tarde, Torre da Cadeia Velha.

O que anda na boca do povo. . .

Lá vem Fevereiro, que leva a ovelha e o carneiro.