sábado, 10 de janeiro de 2009

Os Limianos na Grande Guerra, de Luís Dantas

Proponho que todos os sábados venha descobrir a minha sugestão de leitura para a semana, já que, tal como o provérbio de hoje diz, “quem não viaja nem lê só sabe aquilo que vê”.




Do dia 15 até ao dia 19 de Dezembro do ano passado esteve a decorrer, na antiga sede das Feiras Novas, a já anual feira de Natal organizada pela Biblioteca Municipal onde os livros limianos tinham 30% de desconto. Se em 2008 não pude ir, esteja atento em 2009!
Como apoio inteiramente projectos como este, não pude deixar de visitar esta feira. Ainda bem que fui, porque descobri o livro Os Limianos na Grande Guerra, de Luís Dantas.


O autor afirma que esta obra é a sua homenagem aos conterrâneos que participaram na Grande Guerra.

Sem cair no impressionismo, Luís Dantas dá-nos uma perspectiva das dificuldades que a nossa sociedade enfrentava no início do século XX. Descreve parte da 1ª Grande Guerra Mundial (1914-1918) não se focando apenas nos heróis ou nos grandes chefes, mas também nos soldados comuns. Sendo que, aos poucos, a história vai conhecendo alguns dos limianos que entraram no conflito.

Entre outras coisas, retrata também as causas da guerra e os aspectos políticos que circularam à volta dela.
[Aqui pode encontrar um texto sobre a obra]

Olhares

Água que corre para o rio...

O que anda na boca do povo...

"Quem não viaja nem lê, só sabe aquilo que vê."

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Para esta semana...

Aproveite todas as sextas-feiras para vir dar uma espreitadela sobre o que há para a semana em Ponte de Lima...
Dia 10:
  • Cantar dos Reis, no Teatro Diogo Bernardes, às 21h
    Grupos de Folclore de Ponte de Lima

Dia 11:
  • Concertos de Inverno, no Teatro Diogo Bernardes, às 15h 30m
    Banda de Música de Moreira do Lima
  • Feira de Antiguidades e Velharias, na Avenida dos Plátanos

Dia 12:
  • Feira Quinzenal de S. Julião de Freixo
  • Cinema: "Astérix nos Jogos Olímpicos", na Biblioteca Municipal, às 15h

Dia 13:

  • Feira Quinzenal de S. Martinho da Granda

Dia 16:

  • Cinema: "Balbúrdia na Quinta", na Biblioteca Municipal, às 15h

Olhares

Um daqueles pormenores que tornam a nossa vila tal como ela é...

O que anda na boca do povo...

"Lua a de Janeiro e amor o primeiro."

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Olhares

O Outono em Ponte de Lima já lá vai, mas decidimos deixar cá uma recordação dele...

O que anda na boca do povo...

"Janeiro frio ou temperado, passa-o enroupado."

Pela margem direita do rio Lima...

Na margem direita do rio Lima comece por apreciar a beleza da Igreja de S. António da Torre Velha, do século XIX.





De seguida, a Capela do Anjo da Guarda, logo ali ao lado, sendo uma pequena construção quadrangular aberta, do século XIII, tem um carácter devocional. Com raízes religiosas, românticas e góticas constitui outro lugar a admirar.




A alguns passos da Capela, existe o magnífico Parque do Arnado onde a diversão agrada miúdos e graúdos. A paisagem é de uma beleza impressionante, pois contém o encantador Jardim temático.







Ainda dentro do parque do Arnado, encontra-se o Museu Rural onde a importância da agricultura regional é demonstrada. A entrada é gratuita, a exposição é permanente e encontra-se em destaque o linho, o pão e o vinho. Não deixe de o visitar de terça a domingo, das 14h às 17h30m.





Entre na rota e viaje pela vila mais antiga de Portugal!


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A flora em Ponte de Lima

Ao possuir serras, vales, veigas, rios, riachos e um mosaico litológico de granitos e xistos, o concelho de Ponte de lima encerra uma grande biodiversidade e, com ela, uma representação significativa de vários tipos de ecossistemas.

É nas áreas de encosta do concelho que podemos encontrar uma maior diversidade de espécies vegetais e animais. As florestas naturais de carvalhos, salgueiros, amieiros, aveleiras e outras espécies de árvores constituem a vegetação natural de máxima complexidade e são produtoras de elevada biomassa.
Ponte de Lima possui extensas áreas de carvalhal, a vegetação florestal natural mais representativa do concelho. Os carvalhais de encosta são praticamente dominados pelo carvalho-alvarinho, no entanto, outras espécies se encontram facilmente, entre elas, o azevinho, o sobreiro, a hera, a madressilva, a dedaleira e a flor-de-viúva. Também certos musgos e líquenes podem ser encontrados nestas áreas, sendo a sua presença um indicador do bom estado de conservação deste habitat.

As bermas das estradas, os muros das orlas dos campos, as construções em xisto ou granito, assim como, os afloramentos rochosos e os matos rasteiros (consequência dos fogos e do pastoreio de passagem), constituem áreas de menor importância ecológica no concelho, mas fornecem abrigo a um conjunto de espécies que encontraram, nestes locais, as condições ideais para a sua sobrevivência. Estas espécies são, maioritariamente, constituídas por musgos e vegetação menos densa e de menor porte.

Desfrutando de uma densa rede hidrográfica, o concelho tem sistemas húmidos que albergam também uma riquíssima diversidade biológica e que suportam comunidades de seres vivos fundamentais na regulação dos fluxos hídricos. A vegetação que sobretudo coloniza estes sistemas é, entre outros, o amieiro, o salgueiro, o sabugueiro, a junca-dos-rios, o feto-real, o junco-dos-bosques, o loureiro e os louriçais.

Ponte de Lima acolhe espécies de elevado valor para conservação, entre elas, posso indicar o feto-do-botão, pois existe em Portugal apenas no Norte e com fraca distribuição. Cito também o pequeno arbusto espinhoso Genista ancistrocarpa e a ciperácea Rhynchospora modesti-lucenno. Segundo o Livro Vermelho da Flora Vascular Espanhola, estão em perigo de extinção. Apesar de só existirem em habitats raros, em Ponte de Lima estas espécies encontram-se ainda bem representadas
No entanto, devido a deterioração da qualidade da água e do leito, são os ambientes aquáticos do concelho que mais preocupam, pois encerram várias espécies de briófitas listadas na Lista Vermelha Ibérica. Por exemplo, a Radula holtii, a Racomitrium lusitanicum e a Porella pinnata.
As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos em muito contribuem para a protecção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico do concelho, pois albergam mais de uma dezena de habitats naturais.

Se é real que existem espécies presentes no concelho que se podem extinguir, é verdade também que Ponte de Lima está a ser alvo de uma invasão de flora vascular exótica. O género Acacia é o mais problemático relativamente à flora exótica infestante, já que, coloniza ambientes florestais depois de um incêndio mais rapidamente que outra vegetação, dificultando outras espécies de invadirem o seu habitat.

Por outro lado, nas áreas rurais e urbanas, caracterizadas por uma maior intensidade da presença humana, Ponte de Lima tem uma paisagem diversificada, mas com baixos níveis de biodiversidade. Como é o caso de grande parte da Veiga do Lima (zona centrada no vale do rio Lima e nas partes terminais dos seus afluentes), pois é a área onde os solos são mais férteis, estando intensamente ocupados e explorados para actividades produtivas (em especial, a
agricultura e a produção florestal).


Em resumo, os diversos tipos de ecossistemas presentes no concelho têm importantes funções ecológicas e ambientais, o que justifica a definição de estratégias de gestão que façam o compromisso entre a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade global do território.

Olhares

Suba estas escadas e encante-se com o Paço do Marquês logo ali ao lado!

O que anda na boca do povo...

"Em Dezembro descansar, em Janeiro trabalhar."

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A nossa Primeira Entrevista

Conversas... Conversas de ontem, de hoje e de amanhã… Conversas controversas ou simplesmente sem fim… Há quem as chame de entrevistas, outros de diálogos, ou outra coisa qualquer… E todas as terças feiras as publicaremos da nossa autoria…

Como hoje é a primeira terça-feira da existência do nosso blogue, decidimos responder a umas perguntinhas para esclarecer melhor os nossos leitores sobre o nosso projecto!



1. Porquê um blogue sobre Ponte de Lima?

A nossa opção para o tema central do nosso blogue recaiu sobre Ponte de Lima devido ao facto de todas sermos habitantes locais e acharmos que deveríamos saber mais sobre o nosso concelho e partilhar com outros cibernautas tudo o que aprendemos.
Escolhemos um blogue para tais objectivos, porque esta foi a maneira que consideramos mais adequada para chegar ao maior número de pessoas possível.

2. Em que aspectos pretendem divulgar Ponte de Lima?

Em vários aspectos, já que publicaremos fotografias, lendas, entrevistas, provérbios e artigos sobre história, ambiente, gastronomia. Sugeriremos percursos, eventos culturais semanais e livros.


3. Sobre o que se debruça cada uma de vós?

Cláudia: Espero divulgar e promover o interesse pelo desporto; é sempre importante para a saúde a prática regular de exercícios físico e Ponte de Lima tem ao dispor alguns dos desportos mais apelativos! Saliento ainda que, pretendo publicar várias receitas para todos poderem saborear do bom e do melhor.

Marlise: Ao meu cargo estará a secção de ambiente do concelho. Deixo ainda um aviso a todos os leitores: preparem-se para receber sugestões acerca dos livros que mais nos impressionam, bem como dos eventos locais mais importantes.

Raquel: A minha intenção é mostrar aos leitores do blogue como passar uma boa tarde de domingo ou feriado passeando pelas ruas de Ponte de Lima, conseguindo, ainda, saber as memórias mais vivas e os mitos mais perturbantes acerca de cada pedacinho de terra que eventualmente irão encontrar.

Sandra: Eu serei a aluna mais empenhada no passado de Ponte de Lima. A minha função é transmitir o passado mais deslumbrante de todos, as descobertas, os refúgios, o porquê disto e daquilo…

Por fim, é importante salientar que todas nós iremos desenvolver, em conjunto, tarefas mais abrangentes no blogue, como a publicação de ditados populares, fotografias tiradas por nós, bem como a opinião de diferentes entidades acerca de Ponte de Lima e dos seus atributos.



4. Porque é que acham que as pessoas devem seguir este blogue?

Cláudia: Segundo a minha opinião, é importante as pessoas seguirem este blogue pois terão periodicamente actualizações acerca da nossa terra. Aqueles eventos importantes, as receitas, a história, as nossas lendas, entre muitos outros. Venha conhecer estas maravilhas e viage pela nossa pequena terra.

Marlise: Este é um blogue que todos devem seguir, recordar e sugerir porque prometemos entradas diárias, actualizações frequentes e muitas surpresas. Estou com grandes expectativas em relação a este projecto, muito entusiasmada e, apesar de considerar este projecto ambicioso, penso que conseguiremos atingir todos os nossos objectivos.

Raquel: Será interessante visitar este blogue, visto que ele contém tudo o que esta vila, a mais antiga de Portugal, tem de magnífico.

Sandra: Devem visitar o nosso blogue pois antes de conhecer o resto do mundo devemos primeiro conhecer a nossa própria terra, a nossa cultura, a nossa história, os nossos costumes, o nosso património, o nosso cantinho... Através do nosso blogue podem descobrir muitas das maravilhas da nossa vila, para além de poderem saber quais os sítios que não podem deixar de visitar quando passarem por Ponte de Lima.



Partam à descoberta de Ponte de Lima com o nosso blogue!

Olhares

Um olhar através das grades...

O que anda na boca do povo...

"Quem tem boca vai a Roma."

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Sinopse Histórica

Ponte de Lima, uma das vilas mais antigas de Portugal

Os muitos achados arqueológicos (utensílios do paleolítico, mesolítico e neolítico) encontrados na região de Ponte de Lima documentam a presença e a actividade do homem pré-histórico e provam que este concelho é habitado desde os primeiros tempos da pré-história.
Durante a Idade dos Metais a presença humana na região continua a ser documentada.

A área de Ponte de Lima, bem como todo o noroeste da península Ibérica, tornou-se mais densamente povoada na Idade do Ferro. Sendo desta época os castros - povoações localizadas no cimo dos montes, cercadas por fossos e muralhas, não muito longe de uma nascente ou de um curso de água.
Fundada, como dizem alguns, pelos gregos, 1304 anos antes da era cristã, ou pelos Turdulos, lusitanos primitivos 840 anos depois. É certo que por ocasião da conquista romana, os invasores já aqui se depararam com um núcleo de uma povoação, que depois aumentaram e desenvolveram de tal modo que, sob o reinado de Trajano já ela constituía um aglomerado de vulto com a denominação de Fórum Limicorum.
Contudo a região do Lima só entra realmente na História após o assassinato de Viriato, quando, na expedição de 137 a.C., Décio Juno Bruto cometeu a ousadia de atravessar as águas do rio (lenda do rio Lima).
A região do Lima teve muita influência de Roma, nomeadamente no aparecimento de cidades com diversos estatutos jurídicos, no cultivo das terras, na abertura de minas, na fundação de instituições e na edificação de monumentos.

O ano de 1125 é fundamental na história desta vila, visto que foi neste mesmo ano que a Rainha D. Teresa, viúva do Conde D. Henrique, a 4 de Março concedeu o primeiro foral a Ponte de Lima. Tal feito deveu-se ao facto de a ponte, que dá o nome à região e que fora via militar romana de Braga a Astorga, ser então a única passagem do Lima para a Galiza, e caminho de Santiago. A rainha D. Teresa tendo conhecimento da importância estratégica deste lugar de Ponte, concede-lhe foral, elevando-a à categoria de vila.
O documento é firmado por D. Teresa, na qualidade de rainha, que associa ao seu o nome do filho, Afonso Henriques. “ Foi a Rainha-Mãe a primeira a reconhecer-lhe importância” citou Adelino Tito de Morais.
O foral possuía aliciantes privilégios nos quais se incluía a realização de uma feira. Mercado este que no início certamente seria desordenado, mas que ao longo dos tempos se foi corrigindo alinhando ordenadamente no conjunto de outras feiras.
É a feira portuguesa mais antiga de que se tem conhecimento. Parece ter perdurado por toda a primeira dinastia e mesmo depois, porque a vamos encontrar em diversas chancelarias reais.
De tudo isto se conclui que o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao despontar de nacionalidade, e não é, por conseguinte, de admirar que no futuro os mais significativos momentos da história da pátria encontrem eco na vida ponte-limense.

Em 1359, é lançada a primeira pedra da futura “Praça Forte”, sendo rei D. Pedro.
A “cerca de muros”, que possuía a função de defesa/passagem, estaria concluída por volta de 1372, sendo rei D. Fernando, e era constituída por 9 torres ameadas e cortada por 6 portas, alcançando o propósito de projectar irreversivelmente os alicerces da bela Ponte de Lima de hoje.
A construção dos muros definiu o perímetro urbano da vila de Ponte de Lima, permitindo a ordenação urbanística do seu interior.

A ponte romana da qual subsiste um lanço na margem direita, construída no tempo do imperador Augusto, foi também reparada e refeita em parte, bem como fortificada com 2 altas torres.
Nos finais do século XVIII inicia-se o rompimento das muralhas, abrindo-se assim novas entradas para novos arredores.
Ao longo destes, vão surgindo novos solares e magníficas igrejas sob a influência da arte do barroco.

O derrube da maioria das torres da muralha verifica-se entre 1807 e 1857.
Em 1865 é inaugurada a iluminação pública.
Foram realizados aterros junto ao Largo Luís de Camões, o que conduziu ao soterramento de alguns dos Arcos da Ponte (abertura da Vila sobre o rio). Sendo neste largo que, em 1880, abre o primeiro café da Vila, o Café Central.
No início do século XX é inaugurada a Avenida dos Plátanos e instituída a Escola Secundária de Ponte de Lima (extinta em 1911 por falta de alunos).
Em 1931 é inaugurado o Mercado Municipal.
A Vila de Ponte de Lima é hoje a resultante de todas estas viravoltas, um museu vivo de recordações e testemunhos que merecem o respeito e são motivo de legítimo orgulho para toda a população.

Olhares

Ponte de Lima é rica em paisagens únicas e pormenores encantadores e, por isso, decidimos publicar diariamente algumas dessas maravilhas.
Eis a fotografia escolhida para hoje:

O que anda na boca do povo...

Os provérbios, conhecidos também por ditados, máximas, rifões e anexins, são conselhos e ensinamentos ditos de forma simples e baseados numa longa experiência.
Porque são a voz do povo – a voz de Deus? – são um tesouro de regras destinadas a uma vida sã, harmoniosa e digna.
Não se sabe quem os criou, mas a verdade é que passaram de gerações em gerações e atravessaram fronteiras...
Diariamente publicaremos, alguns deles.

E como hoje é o primeiro dia do nosso blogue, decidimos começar com:

"Só não se acaba o que nunca se começa"