sábado, 9 de maio de 2009

Olhares


O que anda na boca do povo...

"Maio claro e ventoso, faz o ano rendoso."

O Alquimista, Paulo Coelho


Sinopse:
Este livro narra a história de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egipto. Nesta viagem, conhece uma jovem cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista, que o vão ajudar na sua busca. Aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si próprio e da riqueza da alma humana. O jovem pastor defronta-se com os grandes mistérios que acompanham o Homem desde o começo dos tempos: os sinais de Deus, a Lenda Pessoal que cada um de nós precisa de viver, a misteriosa Alma do Mundo, onde qualquer pessoa pode penetrar se ouvir o próprio coração.

O Alquimista é um clássico dos nossos tempos, um best-seller internacional que firmou a consagração literária de Paulo Coelho como um dos mais prestigiados autores da actualidade.


“De tempos a tempos, surge um livro que muda a vida dos seus leitores para sempre. O Alquimista é um desses clássicos modernos, a par de obras como o Principezinho, de Saint-Exupéry, e Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach.”

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Para esta semana . . .

Dia 9:
  • Concerto do Padre José Luís Borga, Expolima, 21h00.

Dia 10:

  • Associação de Tocadores de Concertinas de Ponte de Lima, Teatro Diogo Bernardes, 15h00.
  • Feira de Antiguidades e Velharias, Avenida dos Plátanos.

Dia 11:

  • Feira quinzenal de Ponte de Lima.

Dia 12:

  • Cinema: "A invasão dos dinossauros.", Biblioteca Municipal, 15h00.

Dia 14:

  • Filme "Amália", Teatro Diogo Bernardes, 21h30.

Dia 15:

  • Filme "Amália", Teatro Diogo Bernardes, 21h30.

Olhares


O que anda na boca do povo...

"Maio me molha, Maio me enxuga."

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pela margem esquerda do rio Lima...

Para disfrutar de um dia em grande, siga este itenerário:

1. Casa Torreada dos Barbosa Aranha

2. Casa da Carvalheira

3. Casa das Pereiras

4. Capela das Pereiras

5. Fonte de São João

6. Casa de Nossa Senhora da Aurora

7. Fonte Neptuno

8. Casa da Garrida

Olhares


O que anda na boca do povo...

"Maio engrandecer, Junho ceifar, Julho debulhar."

Lenda da Mal Degolada

Era uma vez um senhor chamado D. Rui Mendes, natural da Facha.
Fiel, valente, poderoso, generoso, corajoso, bom caçador e cavaleiro. Para além disto, era tão bonito que deixava todas as donzelas encantadas por ele. Depois de uma luta contra os mouros, este cavaleiro deixou de ser visto.
D. Rui trouxera desta luta vitoriosa, uma belíssima moira, de nome Zaida. Eles viviam escondidos na torre de granito, que pertencera ao fidalgo. Zaida amava muito este fidalgo. O amor que ele sentia por ela, por vezes tornava-se doentio, chegando a confessar a Zaida que a matava se ela o traísse.
O cavaleiro queria consagrar o seu amor pelo casamento, então procurou um convento, em Refojos, para o celebrar.
A felicidade entre estes jovens não era completa, pois existia a diferença de fé.
Uma noite, D. Rui não encontrou a belíssima moira. Foi andando para a torre e quando chegou perto ouviu vozes e percebeu serem dela e de um homem. D. Rui doido de ciúmes pegou numa faca e deu-lhe um golpe no pescoço. A moira quase morrera. De repente, o fidalgo reparou que o homem era o santo ermita da Serra de Arga.
O santo ermita olha para a moira e diz-lhe:
- Querias ser cristã, vais sê-lo.
O santo com a conca da mão cheia de água, achegou-se de Zaida e diz-lhe:
- “Maria, eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e…” antes de acabar a bela moira soltou o último suspiro. D. Rui Mendes com os olhos esbugalhados, viu todo isto sem retirar pé.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Olhares

O que anda na boca do povo...

"Maio come o trigo, Agosto bebe o vinho."

AREALIMA

No primeiro período, e logo no início do nosso projecto, o grupo teve de contactar com várias entidades. Uma delas foi AREALIMA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Vale do Lima), uma associação sem fins lucrativos, criada a 22 de Dezembro de 1998, que tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade ambiental do Vale do Lima, através da promoção de práticas de eficiência energética, do aproveitamento das fontes de energia renováveis e da preservação do património ambiental da região.

Em conversa com a simpática (e paciente, pois estivemos mais de hora e meia à conversa!) Eng.ª Sandra Estevéns, fomos descobrir um pouco mais sobre as actividades desenvolvidas nesta associação…

Algumas delas foram:
· Avaliação do Potencial Energético da Biomassa Florestal no Vale do Lima


· Avaliação do Potencial Eólico do Vale do Lima
Em conjunto com a empresa Hidroeléctrica Galaico Portuguesa S.A., esta associação realizou o levantamento do potencial eólico do Vale do Lima. E, presentemente, encontra-se a prestar serviços à empresa Eólica da Alagoa, S.A e à Enernova - Novas Energias, SA, garantindo a recolha e tratamento de dados do vento bem como os serviços de manutenção das respectivas torres anemométricas instaladas nos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima.


· Auditorias Energéticas em Solares de Portugal
Durante o ano de 2000, foram realizadas, com a cooperação da TURIHAB (Associação de Turismo de Habitação) e a colaboração do CCE (Centro para a Conservação de Energia) 19 auditorias energéticas em Solares do Vale do Lima.
Estas auditorias tiveram como objectivo analisar as condições de utilização de energia e identificar as oportunidades de eficiência energética, susceptíveis de contribuir para uma melhoria das condições de conforto dos Solares, sem prejudicar, no entanto, a unidade arquitectónica e construtiva que os caracteriza.

· Auditorias Energéticas em Edifícios Municipais
Desde 2000, que a AREALIMA tem promovido a realização de auditorias energéticas em edifícios municipais, a fim de identificar diferentes medidas de racionalização energética e de introdução de energias renováveis.
Em Ponte de Lima o Centro Escolar de Vitorino de Piães, a Pousada da Juventude, a piscina Municipal e o Arquivo Municipal foram já objecto de auditoria.

· Projectos que apoiavam outras entidades, tais como:
o O “Curso de Especialização em Turismo em Espaço Natural”
o O projecto “Biorreg-Floresta” (que teve como fim a implementação de sistemas de recolha e tratamento de resíduos florestais e a implementação de soluções de aproveitamento energético de resíduos florestais em sistemas de aquecimento de edifícios de pequena dimensão)
o O projecto “Valimar Natura” (entre outras acções, com este projecto implementou-se os Passeios na Valimar)


· Projecto “Portal da Ecovida”
Com este projecto criou-se um portal de referência sobre ecoturismo e qualidade de vida, ao nível nacional, com conteúdos sobre ambiente, qualidade de vida, melhoria da saúde, entre outros.
Se quer ter uma vida mais saudável, não deixe de visitar este portal em http://www.portalecovida.com/!

· Projecto “Guarda-rios”
A AREALIMA colaborou com a VALIMAR-ComUrb na preparação e execução do projecto “Guarda-rios”. Algumas das acções implementadas, foram: estudo da valorização dos corredores ambientais do Vale do Lima, percursos da natureza, pontos de informação ambiental, publicação de material de promoção.



[Texto baseado no currículo institucional da AREALIMA]

Para além de todas estas actividades, ficamos a saber que a AREALIMA desenvolveu ainda outros projectos, seminários, palestras, acções de educação ambiental para a comunidade, materiais pedagógicos, realizou Workshops e tem promovido e colaborado na organização de visitas de estudo, de exposições, colóquios e outro tipo de eventos de sensibilização ambiental.



Questionada sobre o facto de Ponte de Lima ser ou não um concelho "amigo" do ambiente, a Eng.ª Sandra Estevéns responde que sim, o município está empenhado na conservação da natureza. As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a Quinta de Pentieiros e as ofertas do município relativamente ao ecoturismo, entre outras coisas, são prova disso. No entanto, acrescentou que há sempre mais coisas que se pode fazer.
Tenho que dizer que, tal como a Eng.ª Sandra, também eu penso que a Câmara Municipal de Ponte de Lima é "amiga" do ambiente, e considero que a recente criação das ciclo vias demonstra isso.

Já no final da nossa conversa, a Eng.ª Sandra Estevéns adiantou-nos ainda que, para o futuro, a associação vai continuar a apoiar os municípios do Vale do Lima. A AREALIMA pensa desenvolver outros projectos, apostar na diversificação da oferta do ecoturismo, na sensibilização da comunidade e aumentar as ecovias para assim poderem alargar ainda mais a qualidade ambiental do Vale do Lima.


Não posso deixar de terminar este artigo sem agradecer a simpatia e solicitude das pessoas com quem contactamos nesta agência, a Eng.ª Sandra (que para além desta conversa ainda nos forneceu material muito útil para o nosso projecto), o Engenheiro Pedro Costa (que nos tirou algumas dúvidas) e a S.ª Ivone Franco (que foi muito amável).

[Estas fotos são algum do material que a Eng.ª Sandra nos ofereceu]

[ A Arealima na net]

terça-feira, 5 de maio de 2009

Um limiano...

Sexo: Masculino
Idade: 52 anos

1) Vive em Ponte de Lima?
Sim

2) O que mais gosta em Ponte de Lima?
O que mais gosto em Ponte de Lima são dos jardins, da feira quinzenal, da feira mensal das velharias e de outros eventos, como o horseball. Gosto ainda do teatro, com ópera e dos desportos, como a canoagem.

3) O que menos gosta em Ponte de Lima?
Está perfeita. “Ponte de Lima, Terra Rica da Humanidade.”

4) O que faria para melhorar Ponte de Lima?
O que eu faria para melhorar a Vila era construir um grande centro comercial com cinema operacional, apesar disso penso que Ponte de Lima está a evoluir cada vez mais.

Olhares


O que anda na boca do povo...

"Janeiro geoso, Fevereiro nevado, Março frio e ventoso, Abril chuvoso e Maio pardo, fazem o ano abundoso."

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Torre da Cadeia Velha

A Torre da Cadeia Velha foi, até aos anos 60 do século passado, um espaço de encarceramento, uma prisão.
Depois funcionou para acolhimento do Arquivo Histórico e Municipal.
Situa-se no passeio 25 de Abril em pleno Centro Histórico, sendo muito procurada pelos turistas. Sofreu uma intervenção, que se caracterizou pela instalação de novos pisos, articulando os vários níveis exteriores da muralha e Passeio 25 de Abril.

Em Setembro de 1999 transformou-se num novo espaço de cultura e divulgação turística, passando a dedicar-se a galeria de exposições, lançamento de livros e pequenos colóquios ou conferências.

Possui, na face interna, acesso por escada de pedra.
Ao lado da Torre da Cadeia Velha também podemos apreciar a Porta Nova de arco quebrado, que segundo a tradição foi aberta na muralha para dar acesso ao bairro da judiaria.
Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 14 às 17:30 horas.

Torre de S.Paulo

"Havia na cerca da vila, na segunda metade do século XIV, nove casas torres, em que o concelho guardava os equipamentos necessários para a defesa da povoação..."
A Torre de S.Paulo situa-se junto à Rua do Postigo. É de planta quadrada, coberta por terraço e coroada por merlões, possui ainda gárgulas de canhão em cada uma das faces.
Possui, na face virada para o rio, um painel de azulejos referente à Reconquista com datas de 1140-1940. Apresenta ainda a inscrição gótica "Aqui chegou o rio pelo risco", referente às maiores cheias que a vila sofreu.
Ainda possui, no interior, os buracos de apoio ao travejamento que a dividia em andares.
"Desta torre parte troço de muralha, com adarve entre os prédios que de um e do outro lado se lhe adossaram."

Olhares


A caminho da felicidade...

O que anda na boca do povo...

"Quando Maio chegar, quem não arou tem que arar."

domingo, 3 de maio de 2009

Olhares

A luz que ilumina o caminho

O que anda na boca do povo...

"Favas o Maio as dá, o Maio as leva."

Sabores . . .

COXAS DE FRANGO DO CAMPO COM AMÊNDOAS, PÊSSEGOS E NATAS

INGREDIENTES:

- 400 ml de Natas para culinária Parmalat
- 6 coxas de frango do campo
- tempero sal com alho q.b.
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 dl de vinho do Porto
- 1 colher de sobremesa de mostarda
- 1 colher de chá de farinha maizena
- amêndoa laminada torrada q.b.
- 6 metades de pêssegos em calda
- 2 dl de calda dos pêssegos
- 3 dl de caldo de galinha
- sal q.b.
- pimenta branca de moinho q.b.

COMO PREPARAR:

1.º Tempere as coxas de galinha com pimenta e o tempero de sal e alho.
2.º Deixe cerca de 30 minutos a tomar gosto.
3.º Numa frigideira, leve ao lume a manteiga e, quando quente, aloure nela as coxas.
4.º Retire as coxas da frigideira e, ponha-as num pirex.
5.º Regue as coxas com o caldo de galinha.
6.º Leve ao forno, previamente aquecido para acabarem de cozer e alourar cerca de 20-25 minutos.
7.º Retire do forno, escorra e reserve o molho.
8.º Numa frigideira grande, leve ao lume 1 colher de sopa de manteiga e, quando derretida, adicione a calda de pêssego, a mostarda, o vinho do Porto, a maizena, o molho reservado e por fim a Nata para Culinária Parmalat.
9.º Deixe o molho engrossar um pouco mexendo sempre com uma colher de pau.
10.º Retire do lume, rectifique o tempero e deite o molho numa travessa.
11.º Disponha as coxas sobre o molho, decore com as metades de pêssego, polvilhe com a amêndoa laminada e sirva acompanhado com arroz selvagem ou outro a gosto.