sábado, 21 de março de 2009

A cidade dos deuses selvagens, Isabel Allende

“Ao adoecer a sua mãe, o jovem Alexander Cold parte com a extravagante avó Kate, numa expedição da Internacional Geographic à selva amazónica, em busca de um estranho animal que muito pouca gente viu e que os indígenas chamam “a besta”.
Outros membros da expedição, dirigida por um petulante antropólogo, são dois fotógrafos norte-americanos, uma bela médica, um guia brasileiro e a sua surpreendente filha Nadia, com quem Alexandre trava uma amizade especial. Entre as missões da expedição está também a de vacinar os escorregadios índios, conhecidos como “o povo do nevoeiro”.”
[Sinopse retirada da contracapa]

Em A cidade dos deuses selvagens, Isabel Allende explora padrões de cultura, crenças e cerimónias dos nativos da amazónia, tais como os rituais de transição dos rapazes, da infância para a idade adulta, o isolamento dos brancos, a hipótese da poligamia, as cerimónias funerárias, o costume dos homens fumarem para entrarem em transe e poderem estabelecer contacto com os espíritos, as hierarquias entre as tribos, entre outros.
[Retirado daqui]
E, alertando para a desflorestação da Amazónia e para o drama terrível da extinção das tribos índias da região do Amazonas, como consequência directa da exploração desenfreada e irresponsável praticada pelos brancos, a autora pretende ainda sensibilizar os leitores a oporem-se a estes problemas.

A cidade dos deuses selvagens é uma viagem repleta de perigos, mistérios e espectaculares surpresas, onde o real e o sonho se fundem e transformam-se num só.

A escritora chilena Isabel Allende, utilizando um discurso fluido, ainda que com um vocabulário um tanto rebuscado, escreveu uma obra que agradará, não só ao público juvenil, como aos restantes leitores.

Olhares


O que anda na boca do povo...

"Quem tem boca vai a Roma."

sexta-feira, 20 de março de 2009

O que anda na boca do povo...

" Uns dando, mais enriquecem, outros roubando, empobrecem."

Olhares


Para esta semana. . .

Dia 21:
  • Audição final dos alunos da Academia de Música – Teatro Diogo Bernardes – 21h30
Dia 22:
  • ArtesaLima - Feira de Artesanato, na Avenida dos Plátanos
  • XVIII Edição dos Feirões Tradicionais: Grupo Etno-folclórico de Refóios do Lima, no Largo de Camões
Dia 23:
  • Feira Quinzenal de S. Julião de Freixo

Dia 24
  • Feira Quinzenal de S. Martinho da Gandra
Dia 25:
  • Dia Mundial da Floresta – Encontro Distrital dos Clubes da Floresta, na Quinta pedagógica de Pentieiros/parque florestal

Dia 27:
  • Cinema: “Barbie e o Pégaso mágico”, às 15h, Biblioteca Municipal
  • Sarau do 12ºB (dança, música, teatro e muitas surpresas!), no teatro Diogo Bernardes, às 21h30m

quinta-feira, 19 de março de 2009

O que anda na boca do povo...

"Raposa que dorme não caça galinhas."

Olhares

Por entre as árvores, um horizonte....

quarta-feira, 18 de março de 2009

Clube Náutico de Ponte de Lima e Canoagem

O Clube Náutico de Ponte de Lima completa aproximadamente 17 anos de existência. No entanto, o clube conta, desde o início até agora, com inúmeras glórias. Logo na sua primeira época, em 1992, foi o 8º classificado no ranking nacional de Clubes e teve 8 atletas que conseguiram a sagração em campeões nacionais.
Durante o período de 92 e 97, a sede do Clube funcionava no antigo Ciclo de Ponte de Lima, no qual não ex
istiam condições mínimas à prática de canoagem. Durante esta época, tenho de referir, que o Clube formou mais 40 campeões nacionais, atletas que conseguiram alcançar o estatuto de alta competição e participações internacionais com atletas limianos em representação das cores nacionais.


Sendo o ano 1998 um ano histórico, visto que se inaugurou o Clube Náutico de Ponte de Lima, que até hoje se constitui como a sede do clube numa das vilas mais antigas de Portugal. A temporada de 98 foi também considerada como uma dinamizadora da canoagem no concelho.


Saliento ainda, que este novo clube possuía todas as condições necessárias à prática de canoagem.


Desde então, o Clube Náutico de Ponte de Lima tem vindo a ter um crescimento exponencial. Com ele tem-se criado imensas novidades, tais como:


Turismo Náutico: engloba a possibilidade das pessoas praticarem canoagem, passando pelo aluguer de Kayaks, culminando com as descidas de canoa monitorizadas por uma pessoa experiente no assunto.



Férias Desportivas: visa levar a prática da modalidade aos mais novos, ocupando o seu tempo e criando hábitos de vida saudáveis.



Desporto Escolar: projecto em parceria com as diversas escolas do concelho de Ponte de Lima. Tem sido um forte meio de divulgação desta modalidade de desporto, bem como uma fonte de detecção de talentos neste campo desportivo.

Abordando agora um “passado mais recente”, fala-se do ano 2007 como o “ano de ouro” da canoagem em Ponte de Lima. Visto que a temporada 07, foi aquela em que o Clube teve o prémio por todos os anos de trabalho desenvolvidos até a essa mesma data, visto, pela primeira vez na sua história, o Clube Náutico de Ponte de Lima venceu o Ranking Nacional de Clubes. Nesse momento, o clube contou com 51 campeões nacionais, conseguiu a vitória de 4 Campeonatos Nacionais no total de 5 participações, venceu 3 Taças de Portugal, triunfou colectivamente em 17 das 21 competições onde esteve presente.
Por fim, saliento o facto de os 6 atletas colocados em trabalhos da Selecção Portuguesa, realçando Fernando Pimenta como Campeão da Europa de Juniores em K1 1000m e Vice-Campeão em K1 500m, e Nuno Barros com medalha de bronze no campeonato da Europa de Maratonas em C2.

Olhares

Num dia de feira....

O que anda na boca do povo...

" Homem prevenido vale por dois."

terça-feira, 17 de março de 2009

A uma canoista. . .

1. Penso que o desporto é uma parte da sua vida. Há quanto tempo pratica canoagem?
Pratico canoagem quase há 5 anos.

2. Pratica regularmente? Quantas vezes por semana?
Sim. Treino todos os dias da semana. No entanto, existem dias em que faço treinos bidiários.

3. Tem tido dificuldade em conciliar os treinos com a sua vida escolar?
É um pouco difícil, devido às horas que tenho de treinas, mas com sacrifício vou conseguindo.

4. Em relação aos títulos que conquistou até a data, pode-nos falar dos mais importantes?
Tenho 7 títulos de campeã nacional, que foram:
· Campeã nacional em K2 dama infantil no campeonato Nacional de Promessas, 2005;
· Campeã nacional em k2 dama cadete 1000m e 500m no campeonato Nacional de Regatas em Linha, 2006;
· Campeã nacional em K2 dama cadete no campeonato nacional de esperanças, 2007;
· Campeã nacional em K2 dama cadete 500 m no campeonato nacional de Regatas em Linha, 2007;
· Campeã nacional em K2 dama Júnior 500m e 200m no campeonato nacional de Regatas em Linha, 2008.

5. Pensa que a canoagem tem sido um desporto muito procurado no nosso concelho?
Aconselharia a prática deste desporto a terceiros?
Sim, cada vez temos mais pessoas (principalmente jovens entre os 9 e os 17 anos) a quererem praticar este desporto.
Aconselho a toda gente a praticar canoagem (praticar desporto) porque faz bem à saúde, é um método de libertar a nossa energia e ao mesmo tempo divertirmo-nos e conviver com outras pessoas. Não digo para toda gente ser “profissional”, porque isso é da responsabilidade de cada um, mas digo para experimentarem e se divertirem, levando este desporto como um hobbie.

6. Sempre praticou canoagem no Clube Náutico de Ponte de Lima?
Sim, sempre foi e será o meu clube.

7. Ponte de Lima dispõe de vários desportos à escolha, porquê a preferência pela canoagem?
Sinceramente não sei porquê a canoagem. Já desde os três anos que pratico desporto (Natação, dança), mas era como um hobbie. Um dia, juntamente com três amigas, decidi experimentar fazer canoagem, era engraçado ver pessoas em cima de um barquinho a remar, daí a curiosidade. Além disso já tinha amigas que praticavam e então “chamava” mais atenção. Depois de alguns dias a ir para o clube divertir-me, cheguei à conclusão de que aquele era o meu desporto. Andar de barco, virara (enquanto que não se ganha equilíbrio), no verão sabe muito bem, rir dos outros quando eles caem à água e eles rirem-se de nós, despertou-me um interesse especial por este desporto, pois enquanto que uma pessoa aprende vai-se divertindo. Por exemplo, se tentarem comparar canoagem com outro desporto, nota-se bem a diferença no que toca à diversão.
Depois, o que me levou também a ter mais gosto, motivação e dedicação pela canoagem, foi o modo como me integraram no clube, toda a equipa mostrava a diversão que se vivia lá, o convívio, e sobretudo faziam com que uma pessoa se sentisse bem, e quisesse estar lá o tempo inteiro. É um ambiente bom e sobretudo agradável.
Além disso, a canoagem pode-se praticar de diversas maneiras; por exemplo pode-se fazer descidas de rio (descer quedas de água); slalom (para além dos açudes inclui passagens entre dois obstáculos); kayak – pólo (uma equipa de mais ou menos 5 elementos no mesmo barco possuem uma bola, cujo objectivo é marcar pontos numas balizas suspensas sob o rio). É divertido.

8. Segundo o seu ponto de vista, quais os benefícios para Ponte de Lima da existência do Clube náutico e deste desporto?
A existência do clube Náutico é vantajoso para Ponte de Lima, pois as pessoas em vez de passearem a pé pelas ecovias, podem alugar um barquinho e realizar um passeio pelo rio, deslumbrando das melhores e mais belas paisagens das quais o rio se faz acompanhar, assim fazem um passeio diferente e muito mais divertido.
Além disto é bom para a juventude porque em vez de andarem por maus caminhos podem pertencer a uma equipa, que não nos faz crescer só como atletas, mas também para ser útil na sociedade.
O clube náutico é um lugar saudável, divertido e que com a pratica da canoagem, nos ocupa muito tempo.

O que anda na boca do povo...

"O invejoso é mau e manhoso."

Olhares


segunda-feira, 16 de março de 2009

Museu Rural

O Museu Rural localiza-se no Parque Temático do Arnado e foi inaugurado em 3 de Março de 2001.
O museu está dotado com quatro espaços de exposições:

· A Tulha com exposição sobre o Linho e exposição de pintura.






· A cozinha com forno e lareira.
. A Adega com lagar e tonéis e outros utensílios relativos ao vinho.

· O celeiro com exposição de alfaias agrícolas, sobretudo ligadas ao milho.

O Museu Rural pode ser considerado uma resposta à procura crescente, quer por parte dos residentes como dos visitantes, dos valores mais ancestrais da nossa cultura e do nosso património.
Assim, com a inauguração do Museu Rural de Ponte de Lima, foi dado mais um passo de relevante importância para a política de desenvolvimento cultural do Município.
No futuro, o Museu Rural será um importante centro de divulgação da ruralidade e do património Limianos. Onde se pode privilegiar capítulos ligados ao mundo rural muito diversos, desde os Espaços Verdes, o Ambiente, o Lazer, a Cultura, o Artesanato e a Gastronomia.

O horário de funcionamento do Museu é:

O que anda na boca do povo.......

"Devagar se vai ao longe."

Olhares


domingo, 15 de março de 2009

Sabores. . .

Sendo este fim de semana exemplar e especial, tendo como nome Fim de Semana do Sarrabulho deixo-vos, então, uma receita diferente, espero que gostem! Bom proveito!


Arroz de Sarrabulho à moda da Clara Penha
(Para 6 a 8 pessoas)

INGREDIENTES:

1/2kg de Carne de Vaca (Canso redondo)
1/2 kg de Galinha gorda
1/2 kg de Costeletas de porco frescas
1 Osso de Assuão fresco
150 g. de Chouriço de carne (caseiro)
1/2Coração de porco
¼ kg de Bife de porco
1 kg de Arroz
¼ de litro aproximadamente de sangue de porco (ao qual se junta um pouquinho de vinagre para não coagular).

COMO PREPARAR:

1.º Num tacho, põem-se as carnes todas a ferver em 3 litros aproximadamente de água fria, junta-se um pouco de louro, cravinho, noz moscada, sal e pimenta. Deixam-se cozer as carnes muito bem retirando a espuma que se forma na superfície. Logo que as carnes estejam bem cozidas, retira-se do lume.
2.º As carnes depois de arrefecidas são desfiadas.
3.º À calda de cozer as carnes, depois de rectificados os temperos é retirada a gordura que porventura seja a mais, leva-a novamente ao lume e deixa-se levantar fervura tendo já acrescentado a água necessária. Junta-se o arroz. Quando estiver meio cozido, juntam-se as carnes desfiadas e o sangue liquefeito. Rectificam-se os temperos e deixa-se ferver até o arroz estar cozido completamente.
4.º Junta-se-lhe, então, sumo de limão, cravinho e cominhos em pó.
5.º Serve-se, de imediato.

Em travessa à parte vão os rojões e as frituras de belouras, chouriça de verde e tripa enfarinhada. Os rojões levam também batata loura, cortada em cubos e vão guarnecidas as travessas com limão às rodelas e salsa em ramo.

O que anda na boca do povo...

"A palavras loucas, orelhas moucas."

Olhares