terça-feira, 17 de março de 2009

A uma canoista. . .

1. Penso que o desporto é uma parte da sua vida. Há quanto tempo pratica canoagem?
Pratico canoagem quase há 5 anos.

2. Pratica regularmente? Quantas vezes por semana?
Sim. Treino todos os dias da semana. No entanto, existem dias em que faço treinos bidiários.

3. Tem tido dificuldade em conciliar os treinos com a sua vida escolar?
É um pouco difícil, devido às horas que tenho de treinas, mas com sacrifício vou conseguindo.

4. Em relação aos títulos que conquistou até a data, pode-nos falar dos mais importantes?
Tenho 7 títulos de campeã nacional, que foram:
· Campeã nacional em K2 dama infantil no campeonato Nacional de Promessas, 2005;
· Campeã nacional em k2 dama cadete 1000m e 500m no campeonato Nacional de Regatas em Linha, 2006;
· Campeã nacional em K2 dama cadete no campeonato nacional de esperanças, 2007;
· Campeã nacional em K2 dama cadete 500 m no campeonato nacional de Regatas em Linha, 2007;
· Campeã nacional em K2 dama Júnior 500m e 200m no campeonato nacional de Regatas em Linha, 2008.

5. Pensa que a canoagem tem sido um desporto muito procurado no nosso concelho?
Aconselharia a prática deste desporto a terceiros?
Sim, cada vez temos mais pessoas (principalmente jovens entre os 9 e os 17 anos) a quererem praticar este desporto.
Aconselho a toda gente a praticar canoagem (praticar desporto) porque faz bem à saúde, é um método de libertar a nossa energia e ao mesmo tempo divertirmo-nos e conviver com outras pessoas. Não digo para toda gente ser “profissional”, porque isso é da responsabilidade de cada um, mas digo para experimentarem e se divertirem, levando este desporto como um hobbie.

6. Sempre praticou canoagem no Clube Náutico de Ponte de Lima?
Sim, sempre foi e será o meu clube.

7. Ponte de Lima dispõe de vários desportos à escolha, porquê a preferência pela canoagem?
Sinceramente não sei porquê a canoagem. Já desde os três anos que pratico desporto (Natação, dança), mas era como um hobbie. Um dia, juntamente com três amigas, decidi experimentar fazer canoagem, era engraçado ver pessoas em cima de um barquinho a remar, daí a curiosidade. Além disso já tinha amigas que praticavam e então “chamava” mais atenção. Depois de alguns dias a ir para o clube divertir-me, cheguei à conclusão de que aquele era o meu desporto. Andar de barco, virara (enquanto que não se ganha equilíbrio), no verão sabe muito bem, rir dos outros quando eles caem à água e eles rirem-se de nós, despertou-me um interesse especial por este desporto, pois enquanto que uma pessoa aprende vai-se divertindo. Por exemplo, se tentarem comparar canoagem com outro desporto, nota-se bem a diferença no que toca à diversão.
Depois, o que me levou também a ter mais gosto, motivação e dedicação pela canoagem, foi o modo como me integraram no clube, toda a equipa mostrava a diversão que se vivia lá, o convívio, e sobretudo faziam com que uma pessoa se sentisse bem, e quisesse estar lá o tempo inteiro. É um ambiente bom e sobretudo agradável.
Além disso, a canoagem pode-se praticar de diversas maneiras; por exemplo pode-se fazer descidas de rio (descer quedas de água); slalom (para além dos açudes inclui passagens entre dois obstáculos); kayak – pólo (uma equipa de mais ou menos 5 elementos no mesmo barco possuem uma bola, cujo objectivo é marcar pontos numas balizas suspensas sob o rio). É divertido.

8. Segundo o seu ponto de vista, quais os benefícios para Ponte de Lima da existência do Clube náutico e deste desporto?
A existência do clube Náutico é vantajoso para Ponte de Lima, pois as pessoas em vez de passearem a pé pelas ecovias, podem alugar um barquinho e realizar um passeio pelo rio, deslumbrando das melhores e mais belas paisagens das quais o rio se faz acompanhar, assim fazem um passeio diferente e muito mais divertido.
Além disto é bom para a juventude porque em vez de andarem por maus caminhos podem pertencer a uma equipa, que não nos faz crescer só como atletas, mas também para ser útil na sociedade.
O clube náutico é um lugar saudável, divertido e que com a pratica da canoagem, nos ocupa muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário