terça-feira, 9 de junho de 2009

Entrevista à nossa professora de Área de Projecto...

Nome: Daniela Costa

1- Quais eram as suas expectativas iniciais relativamente ao nosso projecto?

Confesso que as minhas expectativas não eram muito elevadas, porque não sabia até que ponto iriam conseguir concretizar todos os objectivos traçados! Ou seja, parecia-me que estavam a ser demasiado ambiciosas…

Para além disso, como eu não estou muito à vontade neste âmbito (a “blogosfera” era um “mundo” quase desconhecido para mim, confesso!), também não estava, provavelmente, motivada para o projecto!
E, por estes dois motivos, penso, o meu “cepticismo” inicial…

2- Qual é a sua opinião relativamente ao trabalho realizado pelos elementos do nosso grupo?

Assim, as minhas expectativas foram todas ultrapassadas!!
O grupo cumpriu todos os objectivos previstos, na sua planificação inicial, bem como os prazos de apresentação no blogue dos assuntos que se propuseram a tratar.
Estiveram muito bem!

3- Quais foram os temas, por nós abordados, que mais lhe agradaram?

Todos os assuntos tratados eram, quanto a mim, muito interessantes! No entanto, talvez escolhesse os assuntos relacionados com temas ambientais e culturais como os mais interessantes!Os ambientais porque (não só porque eu sou da área das Ciências e por isso, tenho uma queda “natural” para esse tipo de assuntos!!) esse é uma tema que assume importância fulcral para o futuro da sociedade humana e do planeta! Temos mesmo que começar a ter esse assunto sempre em “cima da mesa”!

Os culturais porque é importante que todos se sintam parte de um contexto cultural (qualquer que ele seja!) e se “preocupem” em tornar-se “cultos”, ou seja, em adquirir mais valias que não sejam apenas aquelas mais restritas da sobrevivência (comer, dormir, trabalhar…). Isso, torna-nos, quanto a mim, melhores cidadãos! E logo hoje que vivemos num mundo “globalizado”… a cultura pode fazer a diferença no nosso modo de encarar os desafios que este nos apresenta e do qual depende o nosso modo de vida!

4- Qual é a sua opinião relativamente ao nosso blogue? Acha-o interessante? Pensa que conseguimos cativar o público?

Sim, acho-o muito interessante, como já deu para perceber! E, como puderam, vocês mesmas constatar, pelos vários comentários recebidos no próprio blogue (e mesmo do Presidente da Câmara!!) cativou o público! Não só os “bloguistas”, mas, por exemplo, também todos os que “gostam” de P. Lima!! E eu sou uma dessas últimas pessoas…

5- Quais são os aspectos negativos e positivos, do nosso projecto e do nosso blogue, que destaca?

Aspectos negativos não destaco nenhum! Isto, não porque me pareça que está “perfeito”, mas porque acho que, para um ano lectivo, para uma disciplina com uma carga horária de 180 minutos por semana, durante a qual tiveram de realizar ainda outras tarefas, parece-me estar muito bem! (Mas quem sabe, na opinião de outra pessoa, pudesse estar muito melhor!)

Quanto aos aspectos positivos, salientaria a regularidade com que publicaram todas as notícias e o facto de terem escolhido como tema a divulgação da vossa terra! Num mundo cada vez mais globalizado parece-me fundamental conhecermo-nos bem a nós próprios, sabermos quem somos, para não nos perdermos… E, quanto mim, isso passa também por conhecermos a “nossa terra”, as nossas raízes culturais…

6- Como pensa que foi desenvolvido o trabalho individual e colectivo do grupo?

Como se depreende do que disse na segunda resposta, o vosso trabalho foi muito bem desenvolvido! Cumpriram objectivos previstos na planificação, etc.
Um aspecto a ressaltar é talvez, o do empenho demonstrado na pesquisa bibliográfica sobre Ponte de Lima! E as fotos tiradas (muito bonitas! E até ganharam um prémio!!), bem como as entrevistas, os percursos propostos… Aprendi muito, com as vossas pesquisas!!

Para além disso, durante as aulas, mantiveram-se sempre muito empenhadas! E isso, também é muito importante pois significa que levavam o vosso trabalho na disciplina, a sério!
E isto, tanto a nível individual (pude constatar que dividiram tarefas e que cada uma cumpriu integralmente as suas) como colectivo (interjudando-se!). Talvez uma discussão ou outra pudesse ter sido evitada…

7- Qual é o balanço final que faz do nosso blogue e da relação que manteve connosco?

Faço um balanço muito positivo!! Até porque aprendi muito sobre “blogues”… e sobre Ponte de Lima!!
Para além disso, foi um “prazer” conhecer-vos como pessoas… Isto é sempre muito importante para mim! (E para qualquer professor, provavelmente!) É a maior mais valia que se adquire, nesta profissão… quanto a mim!

8- Relativamente à Vila de Ponte de Lima, considera-a, tal como nós, uma Vila espectacular?

Certamente!!! Independentemente de ser ou não, a vila mais antiga de Portugal, é, sem dúvida uma das mais bonitas e mais agradável de se visitar, também pelas pessoas que aí vivem…

9- Na sua opinião, quais são as mais-valias que a disciplina de Área de Projecto pode dar aos alunos no seu futuro profissional?

Para mim a disciplina de Área de Projecto permite conferir aos alunos (que se empenham!) um conjunto de conhecimentos muito interessantes pois, para além de permitir ampliar os conhecimentos específicos da sua área curricular (e aí é evidente o quanto isso se torna uma mais valia, para um futuro profissional), permite ainda trabalhar outras competências.

Por exemplo, permite que os alunos tenham iniciativa de criar o seu próprio projecto, definir os seus objectivos, planificar as etapas e os prazos de execução, contactar entidades extra-escola… ou seja, tudo aspectos que reforçam componentes extremamente importantes num futuro profissional: a autonomia e a responsabilidade (entre outras), inerentes a outra componente: a capacidade de tomar decisões!

Porque, se enquanto alunos estamos, provavelmente, habituados a que alguém nos “conduza” (os professores, os pais..) quando chegamos ao mundo do trabalho, é-nos exigido a capacidade de tomar decisões (e autonomia, responsabilidade…)
Mas muito mais haveria a acrescentar…

10- Qual é a mensagem que quer deixar aos visitantes do nosso blogue?

Boa visita! Será um prazer… ainda mais se der para visitar ao vivo, Ponte de Lima!

domingo, 7 de junho de 2009

Olhares

Entre cães e gatos....