quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hipismo

O hipismo é um desporto muito antigo, praticado desde os Jogos Olímpicos Antigos, cujos intervenientes são o homem e o cavalo.
No entanto, as regras que existem hoje para este desporto foram cridas em 1883, nos Estados Unidos.
No programa de Jogos Olímpicos Modernos, o hipismo já foi incluído nas Olimpíadas de 1912 em Estocolmo.
O hipismo é constituído por várias provas, sendo as praticadas nas Olimpíadas: adestramento e saltos. O adestramento consiste na execução, feita pelo desportista, de uma série de movimentos num determinado espaço de tempo, sendo posteriormente avaliados pelos elementos do júri. Na prova de saltos, o objectivo é que o cavaleiro ultrapasse, juntamente com o seu cavalo, uma série de 12 a 15 obstáculos, no decorrer duma pista de 700 a 900 metros. No final, o jogador que obtiver menor número de pontos é o vencedor.

Em cima referimos as provas mais comuns nas Olimpíadas, contudo, também é importante referir as provas não olímpicas, sendo elas: a prova de longa distância separada por etapas, a prova de ginástica sobre o cavalo (volteio), e a tradicional corrida de cavalos, prova do laço e prova dos três tambores.
Para finalizar, explico que este artigo foi publicado, visto que Ponte de Lima é uma vila onde também se pode praticar este tipo de desporto, mas também porque no próximo mês de Junho teremos à sua disposição a conhecida “Feira do Cavalo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário