quinta-feira, 21 de maio de 2009

Lenda da Serra da Arga

Era uma vez um rei de nome Evígio que tinha uma única filha, chamada Eulália. Ela era de uma beleza rara, prometida pelo rei em casamento ao corajoso Remismundo. Mas a princesa amava o jovem Egica em extremo. Eulália resolveu então fugir com o seu amado para bem longe do seu território. No entanto, o rei sabendo da fuga mandou logo um exército poderosíssimo à procura deles. Os jovens apaixonados fugiam a cavalo para uma alta serra, de nome Medúlio, onde residia um velho amigo de Egica num Mosteiro Máximo. Na manhã seguinte, a princesa ficou encantada com a beleza daquela serra. Uma plena descontracção ao verem os campos semeados, os rebanhos de ovelhas, imensos pássaros a voar, a água a cair das fontes, uma grande harmonia. A jovem, maravilhada com o que viu, disse: “- Porquê, chamar Medúlio ao esplendor e prosperidade desta serra, e não Agro, como merece?”. O irmão Gondemaro respondeu: “- Razão tendes. Pois toda esta riqueza se deve ao trabalho agrícola, de Sol a Sol, dos nossos bons monges que a cultivam sem fadiga e com muito amor.” Nesse dia deslumbrante, Gondemaro casou os jovens apaixonados e depois estes fugiram para outro reino. Eulália mesmo feliz com o seu amado tinha saudade do pai e da sua pátria. Então, eles voltaram ao castelo onde moravam. Mas havia boas notícias, o rei resolveu perdoar a sua filha e pedir-lhe um neto. A princesa tive o filho e antes de voltar ao Palácio de Evígio, voltou à serra, onde casou, de nome, agora, Serra de Arga, porque o povo era ignorante e, então desfiguraram a palavra Agro para Arga. Permanecendo este nome até aos nossos dias.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo vosso blogue. Bonita terra. Já aí estive numa altura de romaria. O vosso blogue é um bom cartão de visita. O que diz a vossa Câmara? É um bom serviço que estão a prestar à divulgação da vossa terra. Que tal continuá-lo mesmo depois de terminado o 12º ano?

    ResponderEliminar
  2. A Câmara Municipal apoia a nossa iniciativa, como disse o próprio presidente Daniel Campelo na entrevista que lhe fizemos(que como já referimos temos tido alguns problemas em a publicar....).
    Quanto a continuar o blogue é um caso a discutir, visto que vamos para a universidade e torna-se muito complicado manter o blogue....
    Mas não deixes de visitar o nosso blogue e ainda bem que gostas.
    Ponte de Lima é de facto espectacular!!

    ResponderEliminar