quarta-feira, 4 de março de 2009

Área Protegida das Lagoas

A Área, a flora e a fauna
A criação da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (LBSPA), com cerca de 350 ha e 500 espécies inventariadas, permitiu a preservação de um dos cantos mais fascinantes de Portugal e aí semear as bases para um grande projecto de educação e formação para o ambiente.


Escola para o ambiente
Um vasto conjunto de infra-estruturas e equipamentos convertem esta área numa paragem de eleição para os amantes da Natureza e numa verdadeira escola para o ambiente.

Este conjunto encontra-se dividido em dois pólos:


  • A área protegida, vocacionada para a vertente ambiental, está dotada com um Centro de Interpretação Ambiental (proporcionando o contacto directo através da rede de 5 percursos pedestres e 3 rotas histórico-culturais)

  • A Quinta de Pentieiros destaca-se pela oferta de alojamento e por uma animação turística onde o desporto-aventura se mistura com as actividades ligadas ao meio rural.


Intervenção pedagógica
A educação e formação para o ambiente constituem, portanto, a grande aposta desta área protegida no sentido da alteração de comportamentos rumo a uma maior consciência ambiental.


Por isso, depois de uma visita ao depósito de folhas de Ponte de Lima, situado na margem norte do rio Lima, decidimos visitar a Quinta e descobrir um pouco mais sobre o processo da compostagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário