segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vaca das cordas

Perde-se na bruma imemorial dos mais recuados tempos a tradição lendária da Vaca das Cordas, que ainda hoje se realiza nesta linda vila do Lima, na véspera do Corpo de Deus.

Nos tempos da primitiva Vila, a Igreja da Matriz era um templo pagão dedicado a uma deusa, que era adorada sob a forma de vaca. No entanto, os cristãos fizeram deles esta vila e converteram a Igreja num templo cristão.

Tiraram do nicho a imagem da deusa vaca, prenderam-na com cordas, com ela deram três voltas à Igreja e depois arrastaram-na pelas ruas da Vila, para grande satisfação de todos os habitantes.

Daqui resulta o tradicional costume da “Vaca das Cordas”, apesar de, actualmente, na prática se realizar com um touro.

A Vaca das Cordas sai da casa do Conde de Aurora, segue para a Alameda de S. João e sobe a calçada do Passeio 25 de Abril. A praxe obrigatória decorre no adro da Igreja da Matriz e consiste nas três voltas à Igreja pelo animal bravio.
O touro é depois levado pelo Largo de S. José, passa pelo Largo de Camões e pelo Largo da Feira até ao areal. E quando a vaca começa a cansar-se é levada pelo areal, a beber ao rio. Por fim, quando o sol se põe, o animal recolhe.

Associado à Vaca das Cordas está a brincadeira, trambolhões, correrias, sustos, nódoas negras, tropelia e algazarra.

Esta tradição já foi referida, por Miguel Roque dos Reys Lemos, como “um espectáculo burlesco e brutal…todavia muito apreciado pelos limarenses, que o mantinham e respeitavam como usança venerada e divertimento público gratuito, de que se não queriam privados’’.

Concluindo, se tiveres oportunidade, não deixes de vir à grande festa da Vaca das Cordas, no dia 10 de Junho. O programa é o seguinte:

15:00h - Entrada do Grupo Zés P'reiras e da Bandinha do Castelo que percorrerão as ruas da Vila.

18:30h - Largada da Tradicional Corrida da Vaca das Cordas.

22:00h - Aninamação no largo de Camões, abrilhantada pelo Grupo Musical "Alta Frequência" de Chaves.

E a festa e a animação continuam pela noite fora.....

[Última fotografia retirada de http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://amadeo.blog.com/repository/121723/2067959.jpg&imgrefurl=http://noitadasnalusiada.blog.com/2007/6/8/&usg=__6lnl7c29v9AsZ30BlibN3ZuCOyA=&h=298&w=543&sz=82&hl=pt-PT&start=21&tbnid=ICPMRUqCi88sKM:&tbnh=72&tbnw=132&prev=/images%3Fq%3Dvaca%2Bdas%2Bcordas%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D20]

Sem comentários:

Enviar um comentário