segunda-feira, 1 de junho de 2009

Feiras Novas

“As Festas do Concelho de Ponte de Lima, as tradicionais “Feiras Novas”, foram criadas pelo Rei D. Pedro IV por Provisão de 5 de Maio de 1826. Também chamadas de Festas de Nossa Senhora das Dores, vulgarizou-se a designação popular de Feiras Novas, para as distinguir das feiras quinzenais, às segundas. As feiras velhas têm a duração de um dia apenas e as Feiras Novas de três, festivos. (…)

As Feiras Novas passaram a realizar-se no terceiro fim-de-semana de Setembro, o sábado, domingo e segunda-feira, por acordo celebrado entre a Câmara Municipal e o então Grémio do Comércio de Ponte de Lima. (…)

Com números centenários como a Feira de Gado, a Corrida de Garranos e o bicentenário da festa à Virgem Padroeira Nossa Senhora das Dores, são a alegria de todos no mês de Setembro de cada ano.”

“Pode dizer-se que, com as Feiras Novas de Ponte de Lima, termina o ciclo de Romarias do Alto Minho, nesta sedutora Vila, pérola do Minho, terra de Diogo Bernardes e António Feijó, que no lendário Lima e nessa Ribeira de encantos “terra mais linda não encontrei.” (…)

São as tradicionais Feiras Novas com especial destaque para a tradicional Feira das Trocas. Na sexta à noite temos serenata no escadório das Pereira. No sábado o Cortejo Etnográfico e Artesanal – interessante desfile das gentes da Ribeira Lima, numa demonstração das suas inúmeras actividades e no qual se irão representar todas as freguesias do concelho. No Domingo temos o Cortejo Histórico, formado por quadros alusivos à Historia de Ponte de Lima, o Festival Folclórico que não pode faltar e o típico Fogo do Meio, para terminar no dia 17, segunda – feira, com a Majestosa Procissão de N.ª Sr.ª das Dores.”

Para aproveitar bem as noites das Feiras Novas recomendo o escadório das Pereiras, a Expolima e a Rampinha (por esta mesma ordem), espaços cheios de música e diversão, onde se pode dançar até cair.

“Mas as Feiras Novas são mais que romaria: são festa, feira, estúrdia e arraial.”
[Imagem reirada de https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOwDPKyiKnFTk3rbaoSjIHRtjtnWpgB9qEiYr5LTw-SKNmPH5sCT442vxoQIK8IEGuuM1sbbZxN1qVzxMZ-eY1HaNuSKBaIZY4ATCOzAki_hUI5sl0JRyFHoO6QAG4Jw9cErBtFsMCaARD/s400/ponte_lima_2.jpg]

[Foto retirada de http://farm2.static.flickr.com/1373/694781468_2e097eeb88.jpg?v=0]

Sem comentários:

Enviar um comentário