quarta-feira, 3 de junho de 2009

Plantas medicinais

Por todo o Mundo, em todas as culturas e através dos tempos, se têm usado as plantas, não só como alimento, mas também para fins medicinais.
Em Ponte de Lima não foi diferente.
Os conhecimentos de remédios vegetais costumavam passar de geração em geração, mas, actualmente, a maioria de nós perdeu o contacto com a tradição vegetal.

Por isso, eis algumas plantas que se podem encontrar facilmente e as suas aplicações:

Camomila
Em chá, tintura ou ainda inalando o vapor do chá, esta planta, entre outras coisas, melhora o sistema digestivo, relaxa, diminui os efeitos das irritações nasais, acalmando os sintomas da febre dos fenos ou da rinite alérgica.





Erva-cidreira
A cidreira ajuda a digestão e o relaxamento e é boa para tubos digestivos sensíveis. É muito usada para intestinos irritáveis, indigestão nervosa, ansiedade e depressão. Bebê-la em chá também ajuda a aclarar as ideias, pelo que é útil quando se estuda. É uma boa bebida ao deitar, promovendo o relaxamento e um sono tranquilo.





Salva
Possui propriedades anti-sépticas e pode usar-se em compressas sobre feridas de cicatrização lenta ou como gargejo ou exilir para infecções da boca ou garganta. Diz-se também que escurece o cabelo grizalho se usada para enxaguar.
É recomendada contra a debilidade e confusão e tem sido associada contra a longevidade.


Hipericão
O óleo do hipericão (Hipericum Perforatum) é usado externamente para tratar queimaduras, nevralgias e inflamações.
Tradicionalmente, o hipericão era considerado um protector mágico e um remédio para a melancolia; actualmente é conhecido devido à sua acção anti-depressiva.




Aveia
É ligeiramente estimulante e um remédio a longo prazo para o esgotamento nervoso, levantando o ânimo enquanto melhora a adaptabilidade. A aveia é uma boa fonte de fibra, o que ajuda a baixar os níveis de colesterol.


Noveleiro
Ingerido sob a forma de chá, diminui os espasmos de qualquer origem, sendo por isso bom para obstipação, dores menstruais, hipertensão e sensação de “tensão”.




Alfazema
O seu óleo essencial é usado externamente para relaxar e curar deidas e queimaduras. Ingerida num chá ou tintura a alfazema diminui a flatulência, a irritação, indigestão e potenciais enxaquecas.








Alecrim
Com uma acção relaxante e anti-depressiva geral, o alecrim é adequado a vários problemas associados à circulação deficiente. É bom para dores de cabeça das constipações, esquecimento, calvície prematura. No útero e no intestino, alivia os espasmos devido à má circulação.


Tília
É relaxante e purificadora. Faz um excelente chá para febres e gripe, especialmente se combinada com milefólio e hortelã-pimenta. É também usada para diminuir o endurecimento das artérias e hipertensão. Pode aliviar dores de cabeça de origem vascular.


[Descubra um pouco mais de medicina tradicional/alternativa em http://www.vemsersaudavel.blogspot.com/]


[Imagens retiradas de:

Sem comentários:

Enviar um comentário