quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A.D.L. Associação Desportiva Os Limianos




No passado dia 5 de Janeiro de 2009, celebrou-se 56 anos da existência da Associação Desportiva “os Limianos”.
Sabe-se então que, em princípios da década de 50, mais propriamente no dia 5 de Janeiro, um grupo de limianos se propôs, com êxito, a organizar um clube desportivo em Ponte de Lima, dando-lhe o nome de Associação Desportiva “os Limianos”. Esclareço que esta associação nasceu após uma interrupção, em finais da década de 40, relativamente a clubes de futebol em Ponte de Lima.



O primeiro documento da associação, datado de 10 de Janeiro de 1953, seria o livro que haveria de servir para as contas gerais ou mesmo para diário da associação, tendo o seu termo de abertura sido assinado pelo vice-presidente, João Matos Maia.



No entanto, pensa-se que, antes de aparecer a associação “os Limianos”, foi fundado ainda, em 1937, um clube nomeado Sporting Clube Limarense, embora não tenhamos registos concretos desta afirmação. Contudo, temos conhecimento da existência de documentos datados de 1938 e anos seguintes acerca deste clube, quando este era dirigido pelo senhor António de Medeiros de Azevedo Lima. Este clube encontrava-se filiado na Associação de Futebol de Viana do Castelo.






Como última informação acerca deste clube, cito a demissão de António de Medeiros de Azevedo Lima da direcção e a subida a esse cargo do vice-presidente João Coutinho Vilar.
Deixo uma pequena nota relativamente ao nascimento da primeira equipa de juniores e do futebol juvenil. Informo então que, o Sr. José Silva, segundo sócio da Associação Desportiva “os Limianos” e seu fundador desde o início, pensa-se ter sido o maior incentivador do futebol juvenil no concelho de Ponte de Lima, tendo constituído a primeira equipa de juniores. Mais tarde, este elemento abandonou a associação sendo a sua falta sentida profundamente por parte de todos.



Para acabar, acrescento que a Associação Desportiva “os Limianos” não se baseia apenas em futebol, tendo outros desportos como: Hóquei em patins e basquetebol, dos quais falaremos mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário